No último dia 30, a Secretaria Municipal de Cultura concluiu a ?I Conferência Municipal de Cultura?. O evento, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo ?Mirandão?, propôs estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável.
A conferência foi constituída por eixos e sub-eixos temáticos como: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura, desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa, e também, gestão e institucionalidade da cultura.
Consideramos relevante o papel dos alunos da UESPI nesta conferência que, sem objetivar o certificado, contribuíram na discussão das questões específicas de nossa cultura, afirma Luis Silva ? Secretário de Cultura.
Esta conferência representa para nós, um fato histórico, mas vale salientar que alguns aspectos devem ser considerados como por ex.: a população amarantina é subdividida em 50% residente na zona urbana e os demais na zona rural; a zona rural precisa também tomar conhecimento dessas decisões. Temos diversas comunidades históricas interioranas que contribuem para que nossa cultura seja o que realmente ela é, afirma Paulo Terto (Paulão).
Um dos assuntos abordados, com 100% de aprovação, foi a criação da Secretaria de Turismo, cujo projeto já passou pela Câmara dos Vereadores e não foi aceito e por estar diretamente relacionada à cultura, todos os delegados e participantes da conferência foram unânimes quando o assunto foi submetido à votação.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DIA 30
08h00min - Intervenção Cultural (Balé do Polivalente);
08h00min ? Ministrante (Conferencista ? Dra. Betty);
08h30min - Formação dos eixos;
08h30min - Discussão das propostas;
10h00min - Apresentação dos candidatos;
10h30min - Lanche;
12h00min - Eleição;
13h00min - Avaliação;
13h00min - Certificação;
14h00min - Encerramento.
Segundo Luis Silva - Secretário de Cultura, dos quase 300 inscritos 5% representarão o município de Amarante na ?II Conferência Estadual de Cultura? prevista para 26 e 27 de novembro de 2009.
Que todos possam estar otimistas, pois o momento é de construção das políticas públicas de cultura e que essa vontade de crescer culturalmente esteja presente no espírito de cada participante desta conferência, diz Francisco Antônio (Pelé) ? Ator e produtor cultural e Assessor da Presidência Cultural do Piauí.
FOTOS:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.