Está acontecendo o ?dia D? da campanha de vacinação anti-rábica animal. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Endemias do município. 08 Agentes estão subdivididos em 04 postos situados em pontos distintos para vacinação de cães, gatos e/ou quaisquer animais possíveis transmissores da raiva, doença que pode ser adquirida pelo homem em qualquer época do ano, através da saliva do animal.
Os postos de vacinação estão localizados no colégio Da Costa e Silva, Posto de Endemias, Posto de Saúde do bairro Cajueiro e Posto de Saúde do bairro Areias. Os trabalhos tiveram início às 08h00min com encerramento previsto para as 17h00.
Os proprietários de animais não estão comparecendo aos postos conforme o esperado, o que sobrecarregará os Agentes de Endemias no processo de repescagem que irá até o dia 30 de outubro, a informação é de Aldamara Brito e de José Carlos, Agentes de Endemias. Segundo Socorro Pachêco, coordenadora da campanha no município, apenas 150 animais foram vacinados até o meio-dia de hoje, 18. José Carlos estima em 1200 o saldo de animais na cidade para serem vacinados. Segundo ele, a meta é rara de ser alcançada, pois o ?dia D? num sábado de feira compromete, e muito, a vacinação.
Conforme a meta geral do município, 3.444 animais entre cães e gatos deverão ser vacinados até o encerramento da campanha, mas ainda é grande o número de proprietários de animais que creem que a obrigatoriedade é do Agente em vaciná-lo na residência. Segundo a Agente, Aldamara Brito, em todas as campanhas, este fator é o principal empecilho para o alcance das metas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.