A partir do dia 31, terá início o XV Encontro Cultural de Amarante. O evento, que será a reunião dos talentos da terra, é considerado o ápice das manifestações culturais do povo amarantino. As festividades são alusivas à emancipação política de Amarante que fará 138 anos no dia 04 de agosto, data de encerramento das festividades culturais.
O espaço destinado às apresentações será em frente ao mercado público municipal onde serão feitas homenagens e reafirmações do folclore amarantino. Hoje, em termos culturais, Amarante está assumindo uma postura autônoma no estado, o que enaltece bastante sua cultura no cenário piauiense.
Farão parte da programação: o Reisado de caretas, Cavalo piancó, Pagode do Mimbó, Apresentações evangélicas, reisado mirim, Coisa de nego, Balé do estado do Piauí, Danças Portuguesas e cancioneiro popular.
Diversas exposições enriquecerão a festa como: artesanatos, fotografias, artes plásticas, filmes, patrimônio Cultural do Piauí (IPHAN), meio ambiente, comidas e bebidas típicas e vídeos além dos comércios da cidade. Nos atrativos musicais o evento contará com a Banda Sinfônica de Teresina, serenatas, banda Nova Euterpe, alvorada, música gospel, além dos artistas da terra.
De acordo com o Secretário de Cultura Luis Silva, as comunidades do município foram visitadas por sua equipe para a realização de um cadastro de todos os artesãos que contribuem com o artesanato amarantino visando a criação de uma base única dos dados de todos profissionais junto à prefeitura o que acabará influenciando positivamente o desenvolvimento das comunidades em geral.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.