Os estudantes do Curso de Licenciatura em física do módulo III e V do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Angical, realizaram uma visita técnica à Barragem de Sobradinho na Bahia. A visita técnica foi proposta no âmbito da Disciplina de Núcleos Temáticos I, ministrada pela professora Leônia Eulálio, e teve como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver atividades de ensino contextualizado, ao mesmo tempo fortalecer as bases da formação pedagógica, como um recurso de ensino de extrema importância que permite aos alunos o contato direto com o objeto de estudo, a observação e aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula.
Os alunos saíram de Angical do Piauí na última quarta feira (21), acompanhados pelo Coordenador do curso de Física José Edilson e do professor Liberalino Menezes do IFPI Angical. Ficaram hospedados no Instituto Federal do Sertão Pernambucano em Petrolina. Na quinta feira, dia 22 de agosto, visitaram a Barragem de Sobradinho onde foram recepcionados pelo engenheiro da hidrelétrica, Givanilson que passou informações técnicas sobre o funcionamento da hidrelétrica, e de sua fundamental importância para o desenvolvimento da região. Os discentes também tiveram a oportunidade de conhecer as condições de funcionamento do curso de Licenciatura em Física do Campus de Petrolina, tiveram acesso aos laboratórios, trocaram informações com alunos da instituição e com o coordenador que fez uma exposição sobre a proposta curricular do curso. Também foi uma rica experiência que favoreceu o intercâmbio com os estudantes de Petrolina e alunos que vieram do estado de Alagoas.
Os alunos retornaram à cidade de Angical do Piauí nesta sexta feira (23), demonstraram grande satisfação com o estudo, que buscou enfocar o tema Energia de forma ampla, inserido no conceito de desenvolvimento sustentável. A energia elétrica como uma das formas de produção e uso mais eficiente dos recursos naturais do planeta. A contextualização através da aula de campo a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, certamente favoreceu o contato direto com a tecnologia de produção de energia elétrica, a integração dos conteúdos, a relação teoria e prática e a interdisciplinaridade já que esses são objetivos previstos no âmbito do Projeto Político Pedagógico do Curso de Física. Nessa próxima semana os alunos irão elaborar o relatório com suas impressões sobre a realidade observada.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.