Carros-pipa são abastecidos com água “quase mineral’ em região atingida pela seca

Carros-pipa são abastecidos com água “quase mineral’ em região atingida pela seca

A localidade Nova Mira, no município de Jurema, onde está localizado o projeto de irrigação dos produtores Osmério e Valdemar Francisco dos Santos, é de verdade abençoada por Deus. Tem hoje a melhor reserva de água no subsolo do Piauí, segundo uma análise feita por engenheiro químico japonês que passou pela região há algum tempo. Ele, inclusive disse a moradores que só falta purificar 3% para ela ser mineral, e levou tambores de água para banhar quando chegasse em sua residência.

?Não mentira, não. Hoje, há mulheres de São Raimundo que buscam tambores de água em Anísio de Abreu para lavar o cabelo, já que está água é canilizada de nossa região através de dutos feitos pela Agespisa. A água não estraga e deixa o cabelo mais sedoso e bonito por ser quase mineral?, revela Osmério.

A água que é retirada do subsolo através de bombas movidas a energia elétrica é utilizada hoje para abastecer cidades da região que enfrentam dificuldades com a falta de água causada pela seca, como São Raimundo Nonato, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, Caracol, São Braz do Piauí e até Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, que fica na fronteira.

Por dia já saíram da localidade Nova Mira até 40 carros-pipa carregados de água para abastecer famílias atingidas pela seca. Cada carro carrega de 8 a 10 mil litros de água. Osmério explica que o tempo para encher uma pipa vai de 9 a 10 minutos. Ele disse que cobra apenas o suficiente para cobrir os custos que tem com energia, pessoal e com a manutenção da bomba. (D.B.)



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES