Após mostrar o fim do dos cursos no antigo Centro de Convivência do Idoso Gabriel Ribeiro Soares, trago a reportagem sobre a Irmã Maria Teresa (nas fotos), uma feira paulista que faz um trabalho social com pessoas carentes em Anísio de Abreu já há algum tempo.
Quando estive na cidade após o Natal fui até a casa das freiras Gracinda Rocha, Maria Teresa e Dulce para agradecer pelas orações que fizeram por meu pai após o falecimento, onde terminei fazendo uma entrevista com a Irmã Maria Teresa. Achei as suas sugestões tão interessantes que passei a tomar nota de cada palavra que ela dizia.
A irmã, sabendo que sou jornalista, afirmou que o que a cidade de Anísio de Abreu mais precisa é de uma Escola Profissionalizante para os jovens. Segundo ela, a juventude do município hoje termina o ensino médio, antigo segundo grau, e não tem perspectivas de emprego e consequentemente de um futuro mais digno, sendo que alguns estão se encaminhando para o rumo das drogas e da criminalidade.
A Irmã Maria Teresa afirmou que uma Escola Profissionalizante em Anísio de Abreu deve oferecer aos jovens cursos, por exemplo, de eletricista, encanador, pedreiro, mecânico de carro e moto, balconista, jogador de futebol, de cabeleireiro, baterista de banda e outros mais que possam prepara o a juventude para o mercado de trabalho. ?Fico com muita pena em ver estes meninos saindo da escola sem perspectivas e sem esperança?, acrescentou a irmã.
Ela disse que Anísio de Abreu tem tudo para ser uma cidade muito melhor e despontar como uma referência para vários municípios. A freira falou que a cidade fica distante de São Raimundo e Caracol, mas tem a vantagem de ficar no centro de uma região formada por cidades que ficam umas próximas das outras, como São Braz, Bonfim do Piauí, Jurema e Várzea Branca. A localização do Abreu é privilegiada, o que pode trazer muitos benefícios e uma melhor qualidade de vida.
?Anísio foi bem traçada no começo. Foi bem planejada. Prova disso é que tem ruas largas e bem estruturadas. Caso Anísio de Abreu tivesse uma agência do Banco do Brasil, as pessoas da região iriam convergir para a cidade, movimentando a economia local e trazendo oportunidades para as pessoas?, explica a Irmão Maria Teresa.
O papo foi interessante. Caso a irmã Maria Teresa queira complementar suas informações pode fazer os comentários na página do blog e nos enviar por e-mail.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.