Prefeitura apresenta sua versão sobre a polêmica em torno dos festejos juninos

Prefeitura apresenta sua versão sobre a polêmica em torno dos festejos juninos

O blog recebeu comunicado enviado pela secretária Municipal de Assistência Social, Andrea Fernanda Oliveira, através do qual a prefeitura apresenta sua versão sobre a polêmica e o impasse em torno dos festejos juninos em Anísio de Abreu. E embaixo, está a cópia da carta do bispo sobre o assunto que o blog recebeu junto.

A VERSÃO DA PREFEITURA NA ÍNTEGRA:

Com a autorização do Prefeito, venho passar informações e a versão da Prefeitura em relação a polêmica instalada no município de Anísio de Abreu. Ocorre que desde sempre, segundo relatos de moradores, e dos mais antigos de Anísio de Abreu as festas culturais seguidas da Festa Religiosa do Padroeiro São João Batista acontece ao lado da Igreja Matriz de Anísio de Abreu, na Avenida Capitão Manoel Luiz (e não na Praça Sebastião Rodrigues como estão colocando), há mais de 50 anos, você como anisiense nato que é deve lembrar mais do que eu dessas festas, pois só moro neste município há nove anos, e mesmo antes de vir morar aqui, quando morava em Jurema participei de festejos neste mesmo local.

E sempre estive a frente da organização destes festejos, onde o Pároco da Igreja sempre convidava um representante da prefeitura para juntos organizar as festividades. Ocorre que nos últimos dois anos o novo Pároco da Igreja Padre Francisco Antônio Borges não aceita instalação de barracas de comidas e bebidas, usando da justificativa que as barracas atrapalham a realização da cerimonia religiosa e pela desordem que é instalada, como lhe foi relatado por pessoas ligadas a Igreja, e essa mesma polemica ocorreu há dois anos atrás, então o Prefeito da Época acatou, e colocou as festas para outro local, o que não foi bem aceito pela população.

O que não está acontecendo nesta gestão, O Prefeito Isaac Antão de Carvalho Neto por entender que o melhor local para a realização das apresentações culturais, dentre elas, danças, quadrilhas e outras manifestações culturais, barracas de comidas e bebidas típicas, e por pedido por parte da população, e em reunião com seus gestores, determinou que as festas fossem realizadas aonde sempre foram, na Avenida Capitão Manoel Luiz, em frente ao calçadão e ao Lado da Igreja e não na Praça Sebastião Rodrigues como muitos estão afirmando, e se colocou a inteira disposição para a logística da festa, com a instalação de banheiros químicos, iluminação e segurança.

Diante dessa decisão ELE COMUNICOU ATRAVÉS DE OFICIO AO PADRE FRANCISCO BORGES DA DECISÃO E SE COLOCOU A INTEIRA DISPOSIÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DAS FESTIVIDADES DO PADROEIRO. DIANTE DISTO se instalou a polemica, pois alguns paroquianos dentre eles esses que lhe relataram o acontecimento, apoiam a decisão do padre, e os que apoiam a decisão do prefeito. ANTES DESSE COMUNICADO Prefeito foi até o Bispo Dom João Santos Cardoso Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato expor a situação, e que o mesmo diante do exposto "ponderou que o assunto fosse refletido com mais pessoas da comunidade e da paroquia para fazer uso da praça da Matriz" (palavras de Dom João em carta enviada ao Prefeito recebida pelo Chefe de Gabinete para entregar ao prefeito). E que o mesmo colocou que o prefeito devia observar os critérios a serem adotados para a realização da festa cultural. Critérios esses que o prefeito já havia firmado para que a festa cultural não atrapalhasse a religiosa.

Segundo essa carta o bispo coloca nas mãos do prefeito a decisão, frisando que ele fez um pedido, que pode ser atendido ou não. Ele em momento algum menciona proibição ou mudança na data das festividades. Fato esse que foi pronunciado pelo Padre Francisco Borges - Pároco de Anísio de Abreu na missa de domingo passado, aonde pessoas que frequentam as missas afirmaram que ele leu um documento em nome do Bispo afirmando que os festejos de São João Batista agora aconteceriam no mês agosto. Documento esse que não temos conhecimento.

O que não entendemos é o porquê da mudança de uma tradição de mais de 50 anos. Se ela sempre foi respeitada por outros Párocos.

Nossa pergunta é: Porque que só no município de Anísio de Abreu ele quer proibir a realização das festividades culturais ao lado da Igreja na Avenida Capitão Manoel Luiz? E friso - não na Praça Sebastião Rodrigues, e no município Vizinho de Jurema ele não adotou essa prática, pois as festividades lá sim aconteciam em cima da calçada da Igreja. Fica a pergunta.

O prefeito quer somente atender reivindicações de populares para que as festas culturais sejam realizadas no local de sempre, no local de tradição, até porque o município ainda não dispõe de uma praça de eventos para a realização de festas populares. E nos outros locais sugeridos o espaço não é adequado, além de obstruir duas vias de acesso aos municípios de Jurema, Caracol, Guaribas e Várzea Branca, causando transtorno a motoristas como ocorreu nos dois últimos anos. Onde mais uma vez reafirmo que ele se colocou a disposição para atender toda a logística e estrutura para a realização da festa social.

EM ANEXO ESTOU ENVIANDO A CARTA ENVIADA AO PREFEITO PELO BISPO DOM JOÃO PARA QUE VOCÊ A PUBLIQUE PARA QUE TODOS SAIBAM O QUE O BISPO DISSE EM RELAÇÃO A ESSE IMPASSE, POIS ESTÃO AFIRMANDO POR AI QUE ELE PROIBIU QUE O PREFEITO REALIZASSE AS FESTIVIDADES CULTURAIS.

E QUE FIQUE CLARO, NÃO TEMOS INFORMAÇÕES CONCRETAS DA EXISTÊNCIA DESSE DOCUMENTO, AONDE O BISPO AUTORIZA A MUDANÇA DAS FESTIVIDADES RELIGIOSAS. SÃO RELATOS DE PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA MISSA.

AHH E SEGUNDO INFORMAÇÕES DE POPULARES, DO CONTRÁRIO QUE ESTÃO AFIRMANDO, MUITOS ESTÃO REVOLTADOS COM ESSA DECISÃO DE MUDANÇA DAS COMEMORAÇÕES RELIGIOSAS.

NOTA DO BLOG

O blog Anísio de Abreu é um canal de informações de toda a sociedade. Publicamos o que acontece no município e falamos sobre coisas que fazem parte da vida das pessoas. Então podem usar este espaço à vontade, enviando seus e-mails ou fazendo seus comentários, que publicaremos.

A única coisa que o blog restringe é o xingamento e as palavras de baixo calão porque isso não constrói uma sociedade digna. Mas sabemos que o nosso povo de Anísio de Abreu é muito educado, hospitaleiro, respeitador e não chegará a tanto. Abraços a todos e obrigado pelas informações!



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES