O senador João Vicente Claudino (PTB) é o primeiro parlamentar piauiense a ler uma mensagem de presidente no Congresso Nacional
Como quarto-secretário do Congresso, João Vicente Claudino leu a mensagem da presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional na abertura do ano legislativo, que deixou clara uma ideia central: ela quer parceria com o Legislativo.
João Vicente Claudino afirmou que a mensagem da presidente Dilma Rousseff foi uma prestação de contas de um governo que tem como foco planejar o futuro do Brasil e que para ele foi uma honra ter sido escolhido para ler a ,mensagem de um projeto político e administrativo do qual faz parte.
?Estavam presente na leitura da mensagem representantes do Legislativo, do Executivo, e do Judiciário, além de pessoas do país inteiro, que puderam acompanhar a abertura dos trabalhos do Congresso. Foi um momento muito especial para mim. Li a mensagem com entusiasmo porque acredito nos princípios do Governo Federal?, declarou João Vicente Claudino
Na avaliação da presidente Dilma Rousseff, em 2013 o Executivo e o Congresso trabalharam de forma coerente para trazer mais bem-estar à população. No texto, a presidente afirma que os dois Poderes da República devem continuar o trabalho no último ano de seu mandato.
?Conclamo novamente os parlamentares a reafirmar uma forte parceria em favor do Brasil e em favor da democracia, da superação definitiva da miséria e do desenvolvimento sustentável?, disse, no discurso lido no Plenário da Câmara pelo senador João Vicente Claudino, na tarde de segunda-feira.
O texto da presidente marcou a solenidade de abertura do ano legislativo. Nele ela lembra o pacto firmado com os líderes de partidos no Congresso para assegurar responsabilidade fiscal. Como exemplo, a presidente citou a parceria do Congresso que reduziu o percentual de financiamento da previdência social de 1,3% do Produto Interno Bruto de 2009 para 1% em 2013. Nesse mesmo período, continuou, as despesas com pessoal baixaram de 4,7% do PIB para 4,2%.
O apelo de Dilma pela parceria entre os poderes estendeu-se ao combate à corrupção. Já no final da mensagem, ela comparou a luta contra a corrupção é como combater à inflação, exigindo compromisso do governo federal, entes federados e sociedade. Ela reiterou a continuidade da atuação em parceria não só com as esferas de governo, ?mas também com os poderes do Estado?, para que seja aprimorada a gestão e transparência, com controle social e acesso dos cidadãos a informação. Veja o vídeo
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.