Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito Carlos Monte e os secretários municipais de Agricultura e Produção, Manoel Almeida, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Assis Carvalho, de Saúde, José Roberto Lages, e os piscicultores de Barras reuniram-se com representantes da Prefeitura Municipal de Esperantina para discutirem sobre a participação de Barras no quarto Festival do Peixe.
A reunião aconteceu no auditório Professora Deuselina Alencar. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de julho, na cidade de Esperantina.
Para este ano, a Prefeitura de Esperantina busca parcerias com todas as prefeituras que fazem parte da região dos cocais no sentido da regionalizar o evento.
O Secretário do Meio Ambiente e Turismo de Esperantina, Marcílio Farias, explicou o foco central da reunião e afirmou que o evento é um aquecimento da economia local e que a região dos cocais tem um grande potencial na piscicultura.
“O foco principal é fazer uma mobilização no território. O Festival do Peixe não é apenas uma festa de Esperantina, é uma festa que envolve todo o território dos cocais e, nesse sentido, nós estamos fazendo formalmente o convite à gestão de Barras. Não é apenas a festa, queremos que a população compreenda que a piscicultura é o forte do desenvolvimento do nosso território e aquece a economia da região. O objetivo é levar para os municípios do território dos cocais, que essa região para o PI e Brasil desponta com esse grande potencial da piscicultura e Barras, como município de referencia não poderia ficar de fora”, explicou.
Para o prefeito Carlos Monte o encontro e a participação no Festival do Peixe são muito importantes para a economia de Barras e também da região dos cocais. De acordo com o prefeito o evento fortelecerá a economia de toda a região.
“Nós jamais poderemos deixar de participar dessa feira da piscicultura, porque ela não é só de Esperantina ela é do território do cocais, no qual nós somos incluídos e o nosso objetivo é que aumente essa discussão, que envolva o governo do estado, pois o nosso maior objetivo é colocar na região uma indústria do beneficiamento do pescado, que possa beneficiar a carne, o couro para que gere a expectativa da pessoa ter o seu pescado e saber onde botar. Pois atualmente o nosso maior problema é que eles produzem, mas a comercialização é apenas interna e a expectativa é que a gente possa desenvolver a nível regional todo um processo que possamos exportar o nosso pescado. Alem de fortalecer a economia da região. o Prefeito de Barras Carlos Monte falaram sobre o encontro” disse.
O Festival do Peixe contará com cursos como beneficiamento e manejo do peixe no mercado, além da distribuição de 7 mil quilos de peixe, adquiridos pelos piscicultores do município, através do programa de aquisição de alimentos. A cantora Damares e o cantor Luan Santana já estão com presenças confirmadas no Festival do Peixe.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.