Biólogo barrense Ronildo Benício realiza pesquisas de grande importância para o município. Confira!

Biólogo barrense Ronildo Benício realiza pesquisas de grande importância para o município. Confira!

Ronildo | Ronildo

O biólogo Ronildo Alves Benício publicou no dia 20 de fevereiro deste ano a primeira lista de espécies de anfíbios do município de Barras. O artigo intitulado Comunidade de anuros em uma área de ecótono no nordeste do Brasil foi publicado no periódico Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi – Ciências Naturais.  


O estudo contou com a participação de pesquisadores das Universidades Estadual e Federal do Piauí. A pesquisa teve como objetivo descrever quais espécies de anfíbios ocorrem no município bem como fornecer informações para preservação desta região tão importante do Piauí que segundo o Ministério do Meio Ambiente é uma área prioritária para conservação. Ao longo de 5 anos de estudo (2007 a 2012) foram coletadas 27 espécies de anfíbios, sendo que algumas delas nunca haviam sido registradas para o estado do Piauí.


Segundo Benício, o município de Barras é uma área importante para conservação, pois está situada em uma região ecotonal que apresenta diversos tipos de fitofisionomias que podem apresentar um elevado número de espécies de animais de diferentes biomas. Benício afirma ainda que o maior propósito deste trabalho foi divulgar para a comunidade local, em especial para os jovens, a rica fauna que muitas vezes não percebemos, além disso, estimular os estudantes barrenses a buscar conhecer a diversidade regional.

Sobre o autor:

'Ronildo Alves Benício é biólogo, formado em Ciências Biológicas, Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais, Especialista em Biologia e Manejo de Serpentes Peçonhentas, mestrando em Zoologia. Já ministrou palestras e mini cursos no Brasil e no exterior. É consultor ambiental realizando trabalhos na Transamazônica e no Xingu. Tem experiência em Ecologia de Anfíbios e Répteis da Caatinga, Ecótonos e Amazônia.'

http://www.museu-goeldi.br/editora/naturais/index.html

 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES