Os barrenses estão encantados com tanta beleza. O fenômeno astronômico já estava previsto para acontecer neste domingo, e ocorre em várias cidades brasileiras, a Lua oculta o planeta Vênus.
A Lua tem um tom acinzentado, acompanhada de um astro de primeira magnitude, pertencente à constelação da Virgem. Esse fenômeno tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa Ordem e Progresso.
O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica (OBA), lembra também que há outro astro sendo observado no céu noturno. "Desde o mês passado, temos visto Saturno transitar pelo nosso céu. E no domingo, ele estará a cerca de 10 graus acima de Vênus e da Lua, quase em linha com Spica", diz.
Os professores orientam os curiosos a olharem novamente para a mesma região ao anoitecer do dia seguinte. De baixo para cima, será possível observar a estrela Espiga, Vênus, a Lua e, finalmente, o planeta Saturno. "Veja quanto ela "caminhou" no céu por causa de sua translação em torno da Terra", sugere Canalle.
Informações: CUB - Centro de Ufologia Brasileiro
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.