Projeto ‘Útero é Vida’ leva informações e atendimentos para mais 300 famílias da Zona Rural de Barras

Projeto ‘Útero é Vida’ leva informações e atendimentos para mais 300 famílias da Zona Rural de Barras

Projeto ‘Útero é Vida’ | José de Jesus (coquerinho)

Localidade de difícil acesso e distante da zona urbana do município de Barras, o assentamento ?Esperança? recebeu neste final de semana o projeto ?Útero é Vida?, um programa de prevenção do câncer do colo do útero da mulher rural. A ação realizada pela Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ?Senar, com o apoio da Prefeitura Municipal, foi solicitada pelo deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) e levou informações, além de atendimentos para mais de 300 famílias da região.

O objetivo era alertar as mulheres do campo sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero. Para isso, o Senar levou uma palestra informativa e exames citológicos para a Escola Municipal Rosa do Rêgo Lages. O dia ?D? contou ainda com outras ações de saúde e cidadania como serviços de beleza, atendimento odontológico, lazer infantil e registro civil.

?Essa uma estratégia para chamar a atenção da comunidade e facilitar o acesso das mulheres do campo à atendimentos de saúde. Como trata-se de uma comunidade isolada do município de Barras, essa ação é fundamental para que elas participem da palestra, saiba da importância da prevenção e façam o exame citológico. Queremos sensibiliza a comunidade e desperta-las para a importância das ações de prevenção contra o câncer de colo de útero?, explicou Márcia Borges, coordenadora do Senar.

O deputado Fernando Monteiro (PTB) destacou que o projeto ?Útero é Vida? é um mutirão de atendimentos, com exames simples de grande importância para as mulheres da Zona Rural de Barras. ?Esse Dia ?D? é um momento que promove a saúde e o bem estar da mulher, pois, além de cuidar do seu corpo realizando exames de prevenção, elas tem a oportunidade de melhorar sua auto - estima com os serviços do corte de cabelo, unhas, maquiagem. Quando solicitamos essa ação, pensamos em contribuir com saúde de toda a comunidade da Zona Rural?, ressaltou o parlamentar.

Já o prefeito Edílson Sérvulo (PSD) lembrou que ações desse tipo facilitam o acesso da comunidade a serviços essenciais. ?Muitas dessas pessoas não procuram por exames de prevenção e tem dificuldade de ir até a cidade para cuidar da saúde. Quando trazemos uma projeto desses para a Zona Rural facilitamos o dia a dia da comunidade e o trabalho do Senar?, notou o prefeito.

O Secretário da Juventude Renan Lages(PPS), as vereadoras Socorro Silva (PPS) e Gorete Lages (SDD), a secretária de assistência social, Edneida Rego Fortes também estiveram presentes no evento. A dona de casa Maria dos Remédios, 31 anos, gostou bastante da iniciativa pois aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde e solicitar a emissão do RG do filho Isaquiel Silva, de 15 anos.

?Aqui, tudo é muito longe da cidade, o transporte é difícil. Por conta disso, nunca tinha tirado a carteiro de identidade do meu filho. E isso já até prejudicou a matricula dela na escola. Agora resolvemos esse problema e ainda tirei um tempinho para cuidar da minha saúde. Trazer esse exame para cá facilita muito as coisas?, disse.

Na ocasião, a lavadeira Conceição da Silva, 21 anos, que nunca tinha feito um exame citológico também aprendeu sobre a importância das ações de prevenção contra o câncer de colo de útero. ?Participei da palestra e fiz o exame pela primeira vez. Gostei bastante do cuidado que todos os profissionais tiveram comigo. Agora sei do riscos da doença e que cuidados devo adotar para garantir o meu bem estar e a minha saúde?, afirmou.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES