Boa Hora, Capital Nordestina da Rapadura e dos verdes canaviais

Boa Hora, Capital Nordestina da Rapadura e dos verdes canaviais

Brejo em Boa Hora | ZR Imagem

Assim como Teresina é chamada de Cidade Verde, Boa Hora, PI, é reconhecida por lei estadual como Capital da Rapadura, um dos produtos mais tradicionais da cultura nordestina.

O alto valor nutritivo desse derivado da cana-de-açúcar é tão apreciado que se tornou um importante componente da merenda escolar em muitos lugares, o que realmente é algo muito interessante por não conter qualquer aditivo químico

Dos 118 engenhos que o município possui, dos quais apenas 12 fabricam cachaça, 23 estão localizados no bairro mais populoso, o Mato Seco II, cerca de aproximadamente 1.500 moradores residem lá.

Grande parte dos 336 quilômetros quadrados de BH, que tem 6.560 habitantes, está ocupada com o plantio da cana de açúcar. Anualmente Boa Hora fabrica cerca de oito milhões de rapaduras, cujos mercados consumidores são: Piauí, Maranhão e Ceará.

Ontem, 23/07, o prefeito Zé Resende visitou um desses engenhos, o da localidade Exu. Lá, o Bacião, como é carinhosamente chamado o prefeito Zé Resende, ajudou na fabricação do mencionado produto e tomou caldo de cana, conhecido popularmente como garapa. Doce, macia, a rapadura de Boa Hora é considerada a melhor por consumidores dos citados mercados.

Fonte: Juarez Santos-99523-4541 e 98148-0376



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES