Com o objetivo de levar informações e serviços para as pessoas com deficiência, familiares e agentes que trabalham com essa causa, foi realizado, nos dias 3 e 4, no Centro Estadual de Tempo Integral Desembargador Amaral, em Curimatá, o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.
O evento, realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com outros órgãos do Estado, teve a participação de mais de mil pessoas dos 24 municípios do Território Chapada das Mangabeiras.
O grupo "Dança Eficiente" de Bom Jesus esteve presente no Fórum, fazendo apresentações de dança e participando das demais atividades (veja as fotos abaixo).
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, destaca a importância de descentralizar os serviços para as pessoas com deficiência do Piauí. “O Governo do Estado, por meio da Seid, vem buscando melhorar, cada vez mais, a vida da pessoa com deficiência. A nossa missão à frente a Seid é trabalhar para que a pessoa com deficiência tenha uma vida melhor e que a sociedade seja mais inclusiva”, destaca o gestor.
De acordo com o Censo IBGE 2010, o Piauí possui quase 860 mil pessoas com algum tipo de deficiência. “Antes, éramos o terceiro estado da federação em número de pessoas com deficiência. Hoje, somos o quarto. Esse avanço é reflexo do trabalho desenvolvido desde 2003, na primeira gestão do governador Wellington Dias. Assim, buscaremos, ainda mais, melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência do estado“, finaliza Mauro Eduardo.
Segundo a coordenadora do fórum, Helena Lima, durante o evento, “as pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais que trabalham a politica de inclusão e moram na região de Curimatá tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre direitos, garantias e serviços oferecidos pelo estado, como o Passe Livre Cultura e o Intermunicipal“.
A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, falou da importâcia de realizar um evento que discute a inclusão. “Avançamos muito nas políticas públicas de inclusão, mas ainda existe muito para ser feito para melhorar a vida das pessoas com deficiência. O Ceir, por exemplo, é referência em reabilitação no estado. Firmamos uma parceria junto ao Governo Federal para a disponibilização de duas Oficinas Itinerantes para atender aos 224 municípios do Piauí. Essas oficinas oferecerão equipamentos ortopédicos gratuitos como órteses, próteses, coletes, botas, palmilhas“, enfatiza a gestora .
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.