Aconteceu nesta segunda-feira (19), em Teresina, a entrega do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013/2016. Bom Jesus foi um dos certificados. Ao receber a condecoração, o prefeito Marcos Elvas agradeceu a todos que se envolveram nos projetos relacionados à campanha em busca do Selo Unicef. Bom Jesus foi representada por uma comitiva de gestores e servidores das áreas de educação, saúde e assistência social, além de alunos da rede municipal de ensino.
"Gostaria de dedicar a certificação do Selo Unicef Município Aprovado 2013/2016 a todos aqueles que trabalharam, nos últimos quatro anos, para a implementação de políticas públicas de proteção dos direitos das crianças de nosso município. Somamos esforços especiais nas áreas de educação, saúde e assistência social e, além de recebermos o reconhecimento internacional do êxito de nossas ações, modificamos vidas de famílias inteiras", declarou Marcos Elvas, acrescentando que a melhoria de vida dos bonjesuenses é o grande legado deste trabalho. "Esse é o nosso maior motivo de orgulho", complementou o prefeito.
O Selo Unicef Município Aprovado é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.
Esta certificação foi concebida como ferramenta de articulação municipal a partir do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas lideradas pelo Unicef que visam mobilizar esforços do poder público e da sociedade civil e empresas.
Para desenvolver ações voltadas à conquista do Selo Unicef, a PMBJ criou o Comitê Pró-Selo. Este grupo baseou sua atuação em sete direitos de crianças e adolescentes: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.