O município de Bom Jesus é atualmente uma das referencias no Piauí em relação à inclusão de pessoas com deficiência. Projetos inovadores como o Dança Eficiente e o Transporte Eficiente, implantados na atual gestão, têm modificado a vida de centenas de bonjesuenses, oferecendo-lhes maior qualidade de vida, auto-estima e dignidade.
O Dança Eficiente trabalha a consciência corporal, a criatividade e a sociabilidade por meio de coreografias adaptadas aos movimentos dos cadeirantes, trabalhando o potencial artístico de pessoas com deficiência e sua inclusão sociocultural.
"Antes de participar do Dança Eficiente, eu era uma pessoa que só vivia trancada em casa porque eu não tinha muita coisa para fazer. No projeto conheci pessoas novas. É muito bom", declara João Batista, um dos participantes do projeto. Maria Martins conta que a vida da filha, Fernanda, também mudou graças ao Dança Eficiente. "Ela nem falava, agora já está falando. Ela ama (o projeto). Não quer sair de jeito nenhum", relata.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Rocha, um projeto de dança contemporânea inclusiva, nos moldes do Dança Eficiente, é inovador no Piauí. "Este é um projeto que enobrece a nossa gestão e inspira a todos nós. Os resultados são impressionantes. Nossa política de inclusão de pessoas com deficiência é bastante robusta. No caso do Dança, por exemplo, os integrantes participam ainda de atividades como passeios e encontros temáticos", detalha a secretária.
Transporte Eficiente
Outro serviço que tem garantido maior autonomia e inclusão às pessoas com deficiência de Bom Jesus é o Transporte Eficiente. Os beneficiários, devidamente cadastrados, podem solicitar o transporte, que é oferecido de forma gratuita, para locomoverem-se diariamente. "Com o Transporte Eficiente, o usuário pode ir, de modo inteiramente gratuito, ao médico, ao salão, à igreja, a qualquer lugar, tendo garantido seu direito e ir e vir", afirmou Cláudia Rocha.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.