Programa Melhor em Casa oferece atendimento domiciliar gratuito

Programa Melhor em Casa oferece atendimento domiciliar gratuito

Equipe do melhor em Casa | Dário Folha

Oferecer atendimento médico em domicílio a pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou permanentes de locomoção ou que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. Este é o objetivo do programa Melhor em Casa, executado pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em convênio com o Ministério da Saúde.

O paciente Vitor Reis, acometido há cerca de três anos por enfisema pulmonar, uma doença crônica que requer atendimento contínuo, é atendido em sua casa, periodicamente, no povoado Alto da Cruz, por equipe formada por médicos, enfermeiras, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem. "Eu estou muito bem acompanhado. Em relação a eles (profissionais do Melhor em Casa), não tenho do que reclamar. Quase todo dia tem gente aqui. A falta de ar já diminuiu bastante", avalia.

O médico Carlyle Miranda, que integra o programa em Bom Jesus, explica que são atendidos pacientes portadores de doenças crônicas ou de doenças agudas que necessitem de um período de internação curto. "Nestes casos, o tratamento é feito em casa, melhorando a qualidade de vida deste paciente e, muitas vezes, impedindo uma internação desnecessária", relata. 

O Melhor em Casa possibilita a oferta de atendimento humanizado, especialmente por não retirar o paciente de sua rotina e do aconchego de sua família. "O bem-estar aliado à adequada assistência em saúde produz melhores resultados nos tratamentos e auxilia na recuperação dos pacientes. Por isso, não medimos esforços para levar o Melhor em Casa a todos os lugares onde houver pacientes que necessitem de atendimento domiciliar. São cuidados como este que garantem melhor qualidade de vida à nossa gente", ressalta o gestor. 

Tecnologia

Dados referentes aos pacientes beneficiados pelo Melhor em Casa, como histórico familiar, descrição e evolução de sintomas e exames, indicações de tratamentos e prescrições, 

são registrados em prontuário eletrônico . "Com o uso de tablets, acompanhamos, a todo momento, o que acontece com o paciente. Temos os registros de todas as consultas", explica o médico Carlyle Miranda, ressaltando a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários do programa. 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES