Prefeitura realizou audiência pública para debater a Segurança Pública

Prefeitura realizou audiência pública para debater a Segurança Pública

Autoridades e sociedade organizada presente à Audiência | Elisângela Régia

Hoje pela manhã aconteceu no Plenário da Câmara Municipal uma reunião para discutir o assunto ?Segurança Pública? em Brasileira. Na ocasião estavam presentes a Prefeita Paula Araújo, o Secretário Municipal de Administração José Sampaio de Araújo Filho, Major Erisvaldo Viana, Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Piripiri, O Comandante do GPM de Brasileira, Sargento Deusimar, os Vereadores, Secretária Legislativa, Secretários Municipais, Diretores de Escolas, Conselho Tutelar, Pastor Manoel Pereira, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Imprensa e populares.

O Vereador Silvino Ribeiro, Presidente da Câmara conduziu a reuniu. Ele saudou a todos os presentes e passou a palavra para a Prefeita Paula Araújo que saudou a todos os presentes e ressaltou o objetivo da reunião que foi a preocupação com a melhoria da segurança pública em Brasileira, pois assim como saúde e educação é de suma importância para a população.

Após a fala da Prefeita, o Secretário Municipal de Administração José Sampaio de Araújo Filho se pronunciou também saudando a todos e demonstrando sua grande preocupação com o assunto em questão, deixando claro que o Estado deve cumprir o seu dever em relação à segurança pública em Brasileira e cobrando a estruturação do comando do GPM no Município.

Major Erisvaldo Viana que prontamente atendeu ao convite da Prefeita para discutir coletivamente o problema se pronunciou em seguida relatando brevemente todas as dificuldades por quais passa a Polícia Militar no Piauí, tais como a omissão do Estado, número reduzido de policiais e falta de estrutura, mesmo assim ele não se isentou das responsabilidades que lhe cabem. Ele garantiu que a partir de agora destacará uma viatura policial para Brasileira e mais um policial para aumentar o número de efetivo no Município e assim melhorar as rondas ostensivas e motorizadas na cidade. Ele ainda deixou claro que os problemas de Brasileira são fáceis de resolver, que o povo é ordeiro e pacífico, havendo alguns delitos isolados, mas que para isso é necessário a ajuda da sociedade organizada, bem como dos gestores municipais, além de destacar que a questão da segurança pública é dever e compromisso da polícia e deve ser tratada de forma suprapartidária, pois a segurança é do povo e não de determinado grupo político.

A reunião seguiu ? se com depoimentos de muitos dos presentes que cobraram intensificação da segurança, com policiais na rua para inibir ações transgressoras, pois esse é um problema sério já tratado na Câmara Municipal e até a imprensa já se pronunciou sobre isso. Durante as discussões foi comentando sobre as ações do Conselho Tutelar em relação a menores na direção de veículos e o que ficou acordado foi a necessidade de um trabalho em parceria Conselho e PM para mudar essa realidade. A partir de agora o Conselho Tutelar apoiado pela PM voltará a fiscalizar com mais rigor os menores de Brasileira. Também foi pedido palestras nas escolas com a presença das famílias para se fazer inicialmente um trabalho preventivo e educativo e depois seguir ?se com as cobranças e aplicação da lei ostensivamente.

O mais importante foi a possiblidade de implantação do Projeto ?Atividade Delegada? que contará com a co ? participação da Prefeitura Municipal no tocante ao pagamento de policiais e vigia para a Delegacia da cidade e assim melhorar a segurança na cidade. O Projeto foi apresentado pelo Major Erisvaldo Viana durante seu pronunciamento.

Sobre isso o Secretário de Administração Zé Filho se pronunciou dizendo que o projeto será avaliado, submentido à apreciação e votação dos Vereadores e será aprovado dependendo das condições financeiras do Município, uma vez que é preciso ficar atento com excessos, observando a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois ?Compromisso todos podem fazer, mas nem todos cumprem e o mais importante é o cumprimento dos compromissos assumidos. Só assumiremos se tivermos condições de cumprir?, disse Zé Filho.

O Vereador Silvino Ribeiro agradeceu a presença de todos e atendendo ao pedido da Vereadora Cândida Aguiar aproveitou o momento e solicitou a presença de policias durante as próximas sessões que acontecerão a partir de agosto. Ele ainda se colocou à disposição para analisar o Projeto em sessões extraordinárias a fim de resolver o mais rapidamente possível o problema da segurança no Município, uma vez que a Câmara Municipal sempre colaborou com os trabalhos da Polícia em Brasileira, o que foi tão bem ressaltado pela Secretária Legislativa Carminha Brito. O Secretário Zé Filho ainda falou agradecendo a presença de todos e aproveitou para convidar os presentes para uma grande audiência pública que acontecerá em data a ser marcada posteriormente com o objetivo de discutir com a sociedade organizada todos os problemas do Município de forma organizada, ordeira e democrática.

Major Erisvaldo ainda fez uso da palavra e disse:

?Somos inteligentes a ponto de discutirmos juntos esse problema para buscarmos as soluções, pois é preciso trabalhar em parceria, unidos, gestores, polícia e sociedade organizada , com compromisso e de forma suprapartidária para o bem da população de Brasileira?.

A Prefeita Paula Araújo agradeceu a presença de todos e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário e estiver ao alcance da Prefeitura.

Durante a reunião a Prefeita Paula Araújo recebeu elogios pela iniciativa em convocar a reunião com a presença do comando da PM e sociedade organizada para discutir um problema tão importante para o Município. Isso chama ? se Democracia. Vê ? se que as decisões agora não são mais tomadas somente de ?cima? para ?baixo?, mas o povo tem uma participação importante nessas decisões. Louvável a atitude da Prefeita nessa questão. O povo realmente sabe de suas necessidades. O problema foi discutido, promessas foram feitas, projetos apresentados. A semente foi plantada. Esperemos, pois, os bons frutos. Parabéns à Prefeita Paula Araújo pela iniciativa e ao Comando da PM, em nome do Major Erisvaldo Viana, pelas explicações e comprometimento.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES