SEMEC inicia ano letivo 2015 com Semana Pedagógica

SEMEC inicia ano letivo 2015 com Semana Pedagógica

Inicio do ano letivo em Brasileira | Reprodução

Na manhã de  quarta – feira, dia 11 de fevereiro,  aconteceu na Escola Alberto Silva, a abertura do ano letivo de 2015 da Secretaria Municipal de Educação com a realização da Semana Pedagógica.

 

O evento teve a presença dos Secretários Alenldo Melo (Educação), José Sampaio Araujo Filho (Administração) e o Presidente da Previdência Paulo Meneses Lopes. Supervisores, professores e demais funcionários do setor também participaram da abertura do ano legitivo.

 

Fez uso da palavra  Secretário de Administração Zé Filho que cumprimentou a todos os presentes e mencionou que a Secretaria Municipal de Educação possui a maior folha de pagamento e por isso apresenta as maiores dificuldades citando como exemplo o aumento do piso salarial do professor no percentual de 13% enquanto o FUNDEB foi de apenas 6%, uma conta que não fecha. Mesmo assim ele disse que o servidor é prioridade e que apesar das dificuldades vem – se mantendo o pagamento dentro da normalidade. 

 

O Secretário ainda destacou como problema a enorme quantidade de atestados médicos no ano de 2014, o que gerou imenso gasto para o município, mas destacou que mesmo com dificuldades a educação municipal avançou, vem obtendo êxito, tanto que aproximadamente 50 alunos do Município de Batalha são estudantes de Brasileira, o que comprova a confiança na qualidade da gestão e da educação municipal. Ele ainda pediu a compreensão de todos no tocante à lotação, pois é necessário se trabalhar com o efetivo que se tem, evitando assim gerar mais gastos.O Secretário ainda destacou como problema a enorme quantidade de atestados médicos no ano de 2014, o que gerou imenso gasto para o município, mas destacou que mesmo com dificuldades a educação municipal avançou, vem obtendo êxito, tanto que aproximadamente 50 alunos do Município de Batalha são estudantes de Brasileira, o que comprova a confiança na qualidade da gestão e da educação municipal. Ele ainda pediu a compreensão de todos no tocante à lotação, pois é necessário se trabalhar com o efetivo que se tem, evitando assim gerar mais gastos.

 

 

O Presidente do Fundo de Previdência Própria de Brasileira, Paulo Lopes pontuou importantes informações sobre o assunto Previdência, ressaltando a importância do plano de previdência, mencionando a eleição do conselho gestor e apresentando os conselheiros, fazendo relatos sobre salário família, licença maternidade, licença para tratamento de saúde e aposentadoria. Na ocasião alguns pontos geraram questionamentos que foram devidamente esclarecidos.

 

o Secretário Municipal de Educação, Professor Alenildo Melo agradeceu  pelos trabalhos realizados até o momento em sua gestão. O Secretário fez um breve relato das ações 2014, pontuando as dificuldades enfrentadas, apontou as metas desejadas para 2015, mencionou direitos e deveres dos servidores, falou sobre as questões de lotação dos professores, esclarecendo que certas medidas tomadas foram necessárias para o bom andamento dos trabalhos, avisou que a SEMEC baixará algumas portarias normativas para direcionar melhor a gestão das escolas. 

 

 

Em relação às faltas dos servidores, estas serão informadas e descontadas caso não seja realizada a reposição, sendo a devolução do desconto feita mediante a reposição da falta. E sobre o pagamento reforçou que é prioridade da secretaria, sendo efetuado no 5º dia útil do mês subsequente. Alenildo ainda disse que apesar de todas as dificuldades encontradas o comprometimento venceu as barreiras e a secretaria está quite com a prestação de contas 2014, ainda que o exagero de atestados médicos de servidores tenha gerado um gasto absurdo. 

 

O Secretário disse ainda que sente - se satisfeito, pois a educação municipal demonstra avanços, tanto que o PNAIC mostra a evolução da maioria dos alunos com desenvolvimento na leitura e escrita, além de aprovação de alunos em provas externas como os cursos técnicos do IFPI e concluiu pedindo a união de todos num objetivo comum: a melhoria da qualidade da educação de Brasileira.

 

 

 

 

 

 

 














As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES