A Assembléia Geral da ONU instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico, com objetivo de conscientizar a população mundial e comprometer autoridades a executar programas de ação que modificassem as circunstâncias de vida das pessoas portadora de deficiência em todo o mundo.
Pessoa portadora de deficiência física (PPD) é aquela que apresenta perda ou anormalidade de uma estrutura ou função fisiológica ou anatômica, que se manifesta por meio de plegias, paresias, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, e deformidade congênita ou adquirida de membros.
Segundo o Censo de 2000, cerca de 14,5 % da população brasileira são PPDs, aproximadamente 24,5 milhões de pessoas. Deste total, 27,1 % são portadores de deficiência física. Em função disto, vivemos hoje no Brasil e no mundo, uma transformação cultural que, aos poucos, está modificando a forma como entendemos e percebemos a deficiência.
Portanto, no dia 3 de dezembro, toda a população é convidada a refletir sobre o caminho a ser percorrido para uma sociedade inclusiva, ou seja, um lugar com oportunidades para todos, onde cada indivíduo representa igual papel de contribuição para a coletividade. Este processo é necessário, não somente para trazer dignidade a esta parcela tão importante de nossa população, mas também porque permite a todos o orgulho de ser cidadão.
FONTE: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.