Neste dia Internacional da Mulher, prestamos homenagem à fibra e longevidade desta mulher campomaiorense que vai completar 114 anos de idade e pode ser a mais idosa das mulheres piauienses. Ela é a Dona Francisca Belina Soares, moradora da Comunidade Evereste em Campo Maior.
Espirituosa, dura e firme em seus movimentos, Dona Belina está lúcida, lava roupas, faz comida e não se entregou à velhice. Ela nasceu no dia 05 de agosto de 1902 e já vai completar 114 anos de idade no próximo mês de agosto. Ela conta que veio da cidade de Visçosa no Ceará no ano de 1950, fugindo da seca. Em Campo Maior ela conheceu seu marido e construiu sua família.
Dona Belina disse que morou também na zona rural de Jatobá do Piauí e que está muito feliz morando agora em Campo Maior. Filiada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Maior, a idosa é motivo de orgulho da categoria.Ele faz questão de mostrar sua carteira do sindicato e diz que tem prazer em ser uma camponesa.
A pele enrugada de Dona Belina não revela apenas sua idade, revela uma face alegre e feliz, de uma pessoa que não se rendeu aos longos anos vividos e que enfrentou as dificuldades da vida, sempre com uma expectativa positiva. Perguntada sobre o segredo da longevidade, ela foi taxativa: "Não brigar, esse é o segredo para viver muito. Completei 113 anos sem brigar com ninguém", revela a idosa que confidenciou também sua alimentação: cuscuz de milho.
"Gosto de tomar banho, me perfumar e ouvir o rádio", disse Dona Belina, que mora com sua filha Antonia e diz que espera viver ainda por um bom tempo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.