O HPV é o maior causador de câncer do colo de útero. Numa ação de busca ativa e preventiva, com o objetivo de proteger as mulheres campomaiorenses, a Prefeitura Municipal de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Saúde está percorrendo escolas para vacinar pré-adolescentes com idade de 9 a 11 anos.
Na tarde de segunda-feira (27/04), a escola municipal José Neves, no Bairro Cariri, recebeu a equipe da Secretaria para vacinar 31 jovens. A ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde Marcelo Pereira e a coordenadora da Atenção Básica do município Lúcia Leonara.
“A vacina previne um possível desenvolvimento do câncer de colo de útero. A orientação do Ministério da Saúde é fazermos a busca ativa nas escolas onde a adesão é maior de pré-adolescentes”, explicou o secretário, ressaltando que além das unidades de ensino na rede pública municipal e estadual a vacinação também é feita nas escolas da rede privada.
Segundo o secretário Marcelo Pereira a vacinação contra o HPV é feita há dois anos nas escolas. A imunização foi iniciada com crianças de 11 a 13 anos. Este ano o Ministério determinou inclusão de pré-adolescente a partir de 9 anos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.