Em virtude do Processo de Municipalização do Sistema Único de Saúde ? SUS as consultas e exames deverão ser marcadas somente pelo usuário ou responsável na Central de Regulação, através dos postos de atendimento como a secretaria municipal de Saúde, SAMDU e PSFS dos Bairros Flores, CAIC, São João e Alto do Meio. No ato da marcação o usuário deverá ter em mãos o Cartão do SUS, documento de identidade, comprovante de residência e um número de telefone para contato.
O secretário de Saúde de Campo Maior, Marcelo Luiz, explica que com a municipalização da saúde, todos os procedimentos referenciados pela Programação Pactuada e Integrada (PPI), são auditados e terão que constar no sistema Gestão-Saúde do município. Marcelo disse que a gestão plena da saúde de acordo com a portaria 162 de maio de 2012 permite um maior direcionamento e resolutividade dos procedimentos ambulatoriais, hospitalar e média e alta complexidade realizados pelo SUS em clínicas e hospitais, fazendo uma regulação mais precisa.
A secretaria municipal de Saúde fica responsável por gerir, regular e fiscalizar toda a demanda do SUS do municipio e como processo de regulação o usuário passa a ter mais agilidade no atendimento, sabendo o local, a data e o horário que será realizado sua consulta ou exame.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.