Campanha “Outubro rosa” alerta mulheres sobre câncer de mama

Campanha “Outubro rosa” alerta mulheres sobre câncer de mama

Clínica Carminda Paz | Edna Gomes

Com o objetivo de alertar a sociedade campomaiorense e, especialmente, as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Clínica Carminda Paz vem realizando desde o início do mês à Campanha ?Outubro Rosa?.

Credenciada pelo Ministério da Saúde, a Clínica conta com o atendimento em exames da mamografia e de prevenção do câncer de colo de útero. A Clínica atende em média de 15 a 20 pessoas por dia, e no momento da campanha o número de atendimentos ultrapassa a 25 pessoas por dia, o exame consegue detectar o nódulo ou cisto na mama ou útero e logo após o diagnóstico o paciente é encaminhado ao hospital de referência especializado.

Para o proprietário e diretor da Clínica Carminda Paz o médico Anísio Paz ?é necessário ressaltar a importância desse assunto nos doze meses do ano já que a doença é implacável e ainda existe muita resistência da mulher em fazer o exame. Mais como o mês de outubro representa em todo o Brasil a campanha de prevenção do câncer, precisamos destacar ainda mais?, disse o doutor Anísio Paz.

Na Carminda Paz, toda a equipe de funcionários está engajada na campanha vestindo uma camisa rosa que é o símbolo na luta contra o câncer e após o exame todas as mulheres recebem uma rosa.

Segundo Anísio Paz a campanha é necessária para que as pessoas tenham mais consciência e incentivar ao exame o quanto antes, com o diagnóstico precoce a chance de cura é bem maior. ?Atenção para você fazer o exame da mamografia e prevenção do câncer de colo do útero não precisa nem de requisição, apenas a mulher ter acima de 40 anos apresentar o cartão do SUS e documento de identificação ela será submetida aos exames na Clínica Carminda Paz? enfatiza o médico.

A alerta dos médicos para pessoas que tiverem histórico de câncer na família de parentes de 1º grau, a atenção tem que ser redobrada. A prevenção recomendada é atividade física regular, evitar consumo de carne vermelha, gorduras, frituras, produtos industrializados, açúcar e principalmente o álcool e cigarro.

No Piauí, em 2012, foram registrados 5 mil novos casos de câncer e há uma estimativa para 2013, um crescimento de 20% de câncer entre mulheres e homens.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES