A Defesa Civil do município de Campo Maior ganhou pluviômetros para ajudar na prevenção de desastres. Os equipamentos serão instalados em áreas consideradas de risco de enchentes.
Os pluviômetros servem para captar a água da chuva e calcular o volume acumulado de água. Através de monitoramento via satélite os equipamentos calculam volume de água acumulado pela chuva em 96h e os dados servem para Defesa Civil definir estratégias a fim de evitar desastres.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Edilson da Vargem, esses dois aparelhos automáticos serão instalados em pontos estratégicos que ficam no bairro Cariri e São Luis, eles irão enviar os dados diretamente ao Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que fica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
"Campo Maior possui 07 setores de áreas de alto risco a movimentos de massas e enchentes, de acordo com mapeamento realizado pela CPRM (Serviço Geológico do Brasil), com isso vamos adquirir mais equipamentos para o município" disse Edilson.
Após instalados, o aparelho envia um alerta para as Defesas Civis necessária.
Os equipamentos foram doados pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais através da Prefeitura de Campo Maior.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.