SEMASC de Campo Maior realiza atividades profissionalizantes na zona rural. Assim têm sido pautadas as ações da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania de Campo Maior ? SEMASC.
Cerca de vinte donas de casa encerrou o curso profissionalizante de E.V. A. realizado na localidade Tapera, zona rural do município.
Segundo a Secretária da SEMASC, Dorilene Vidal Félix, no curso, as donas de casa passam suas tardes aprendendo novas possibilidades em uma atividade lucrativa que possibilita o auxilio a renda familiar.
Esta é uma ação que faz parte do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), que é o principal Programa de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social ? SUAS. E que desenvolve ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social na sede dos Centros de Referência da Assistência Social ? CRAS de Campo Maior.
De acordo com a coordenadora do CRAS Centro, Avelina Portela, o PAIF tem por perspectiva o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o direito à Proteção Básica e ampliação da capacidade de proteção social e de prevenção de situações de risco no território de abrangência do CRAS.
Na gestão da Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania de Campo Maior, Dorilene Vidal Félix, os CRAS do município estão atuando na promoção do acompanhamento dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social; atuando de forma preventiva por meio de palestras, campanhas socioeducativas, grupos e oficinas de convivência, atendimento psicossocial e visitas domiciliares.
Há no município três destes Centros de Referência: CRAS ? Centro, CRAS ? Sul localizado no bairro São João e CRAS ? Oeste no bairro Fripisa. Vários cursos estão em andamento nas sedes dos CRAS e em outros bairros e zona rural do município.
Ascom/Semasc
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.