Entre vantagens para o eleitor, com o recadastramento biométrico a identificação será mais segura, por meio de suas impressões digitais, pois impedirá que uma pessoa se passe por outra na hora da votação, como também agilizará todo o processo no pleito. Caso o eleitor não o faço, ficará impedido de votar e perderá o seu título de eleitor.
Ao chegar ao TRE é necessário pegar senha e depois ir para a sala de recadastramento, onde serão atendidas de acordo com as prioridades, seja idosos, gestantes ou aniversariantes do mês.
O recadastramento também pode ser agendado pelo site do TRE (www.tre-pi.jus.br). Por meio do agendamento é possível ser atendida logo, pois é tido também como prioridade. Depois de fazer a solicitação pela internet, os eleitores devem comparecer à unidade de atendimento da Justiça Eleitoral em Campo Maior, munidos da documentação exigida, para concluir os serviços solicitados pela internet e receber o título. Em caso de não comparecimento, o requerimento será invalidado.
No cartório eleitoral é necessário apresentar o número de protocolo gerado pelo pré-atendimento e os originais e as cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial, entre outros contidos na lei, emitido nos três meses anteriores à data do agendamento), título anterior (se possuir).
Para homens maiores de dezoito anos que irão fazer a primeira via do título é obrigatória a apresentação do comprovante de quitação militar. Lembrando que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação e é emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.