O projeto científico desenvolvido por alunos da escola estadual CEPTI Cândido Borges Castelo Branco, de Campo Maior, foi premiado na última sexta-feira (30) na II Expo Nacional Milset Brasil, Feira de Ciência e Tecnologia realizada na semana passada na cidade de Fortaleza-CE.
Com o tema ?Diagnóstico e Acompanhamento dos Casos de Hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde da Cidade de Campo Maior-PI?, o projeto foi selecionado para formar a delegação que irá representar o Brasil no Fórum Internacional de Ciência e Engenharia, que ocorrerá em Santiago, Chile.
O trabalho piauiense foi desenvolvido pelos Alunos Otávio Neto e Nazaré Andrade, sob orientação da Professora Silvana Orsano, e tem por objetivo Analisar junto às Unidades Básicas de Saúde da zona urbana como é realizado o diagnóstico e o acompanhamento do tratamento dos clientes com Hanseníase, além de Identificar as formas clínica dos casos de Hanseníase na zona urbana.
?Participar de uma feira como a Expo Milteset, que reúne trabalhos de todo o Brasil e mais cinco países, já um grande desafio. Ser premiado entre inúmeros projetos é resultado de longos meses de trabalho e representar o Brasil em um evento Internacional é mais um desafio e mais um motivo para intensificar os trabalhos?, falou Otávio Neto sobre a premiação.
A orientadora do projeto, Silva Orsano, explicou o a importância do trabalho: ?Se viu a importância deste trabalho na cidade de Campo Maior ? PI, pois a mesma do ano de 2001 a 2013 já teve quase 1000 casos da doença e por ser considerada uma área endêmica para esta patologia de acordo com a classificação do Ministério da Saúde?.
Essa é a segunda premiação do trabalho científico piauiense em seis meses. Diagnóstico e Acompanhamento dos Casos de Hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde da Cidade de Campo Maior foi premiado em novembro do ano passado na IV MCTA, Feira de Ciência organizada no estado do Pará.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.