O campomaiorense, Celson Chaves, graduado em História e historiador também por militância, por escrever, por pesquisar e por publicar suas obras, acaba de disponibilizar mais um fruto à história local, o livro História da Educação Campomaiorense ? 1940 a 1975: as políticas educacionais da Prefeitura Municipal de Campo Maior .
Nessa obra o pesquisador elementa seu tecido textual através de olhares e pesquisas em documentações oficiais do município de Campo Maior. Analisando leis, decretos, atas, portarias, a biografia de alguns educadores e outras fontes. O livro, ora lançado, tem como editor o Instituto Campomaiorense de História, Arqueologia e Memória ? ICHAM.
Celson é atualmente um representante do pequeno e lutador grupo de historiadores com titulação acadêmica que milita tendo realmente obras publicadas priorizando pesquisas ambientadas na História Local. Com simplicidade argumenta ?não sou de fazer eventos para lançar minhas pesquisas nem sonhador, no sentido irreal, faço e publico de acordo com a realidade local? sustenta o historiador. Sobre a construção dessa publicação ele diz ?quando eu estava construído minha monografia de graduação em história sobre os cabarés de Campo Maior, percebi outras fontes sobre várias temáticas que podiam ser trabalhadas em História Local e após a conclusão do TCC me voltei para elas?
Em 2007 inovou, em Campo Maior, ao publicar sua monografia, geralmente as autorias de monografias não fazem assim, o que não é positivo à cultura de pesquisa universitária, que deve ser socializada.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.