Campo Maior se mobiliza em caminhada hoje em protesto no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes. O data foi criado pela Lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973.
Em Campo Maior o projeto que celebra a data está sendo encabeçada pelo vereador Marco Pereira juntamente com os Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, Pastoral da Criança e do Menor, Peti e outros gestores que organziaram uma caminhada que acontece a partir das 17horas, saindo do Terminal Rodoviário com destino ao Complexo Valdir Fortes.
"Não podemos ficar falando para nós mesmos. A problemática existe e devemos pensar coletivamente em estratégias de combate?, lembra o vereador Marco Pereira. E são tanto as ações pontuais quanto as mais amplas que ajudam a identificar e combater o problema, que deve ser enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade, incluindo não só o terceiro setor, mas também a família e a escola".
Para entender melhor o foco da campanha é preciso saber as diferenças entre pedofilia, abuso sexual, violência sexual e exploração sexual. O assédio, a pornografia, o abuso, o programa e a exploração comercial estão tipificados na legislação penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 20 anos, em 2010.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.