A Secretária Estadual para Inclusão da Pessoas com Deficiência da SEID, Larissa Maia, juntamente com o prefeito Paulo Martins e a secretária de Desenvolvimento Social Conceição Lima lançaram na segunda-feira (18/08) o Projeto “Viver Sem Limites”, voltado para pessoas com deficiência, no município, o primeiro a receber o projeto após a capital. A solenidade aconteceu no Espaço Bolsa Família da SEMDES.
“A gente só consegue desenvolver políticas públicas se a gente conhece e para conhecer precisamos saber da realidade, e só sabemos indo ao município. Eu tenho que ir para saber quais são os enfrentamentos e como articuladora das políticas públicas para a inclusão da pessoa com deficiência é uma honra está começando aqui por Campo Maior”, disse a secretária Larissa Maia.
O encontro serviu também para discutir os temas: A inclusão social, o acesso a educação, a acessibilidade e a atenção a saúde. “Tudo isto numa única responsabilidade, o Plano Piauí Viver Sem Limites”, que é um plano federal, e em nível estadual foi pactuado em 2012 por meio de decreto e está sendo pactuado também com alguns municípios.
Discutimos aqui a viabilidade de como estas políticas públicas já elaboradas, existentes, devem acontecer na prática”, destacou a secretária.20140$818_100922As discussões serviram para a elaboração do Plano de Ação, que será trabalhado na região. Somente no Brasil existem 26% de pessoas com deficiência.
O Piauí registra quase 28%, dado acima da média nacional, Em Campo Maior, segundo os dados do IBGE/2010, possui 14.665 pessoas, que correspondem a 32% da população. A secretária Conceição Lima em seu discurso falou das políticas que o município desenvolve efetivamente na área social em favor da pessoa com deficiência com os grupos da APAE e da ADVIC. Ela apontou os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, e o CREAS que trabalham as ações.
“Nós estamos fazendo uma esforço grande para as coisas darem certo em Campo Maior”, pontuou o prefeito Paulo Martins. Presentes ao encontro também o secretário municipal de Educação José de Ribamar, “Ribinha”, o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana Cap. Paz, a diretora de Gestão da SEID Helena Lima, o presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior Paulo Afonso, do Conselho da Pessoa com Deficiência, Luís Caldas, a coordenadora do SUS no município Mayara Loiola , o vereador Edvaldo Lima, a representante do Senac, um dos parceiros do município no Pronatec e na qualificação profissional de pessoas com deficiências Arlene Cavalcante, alunos do APAE, da ADVIC e outros.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.