Foi realizada na manhã de hoje, dia 27, no Centro de Referência de Assistência Social ? CRAS, cerimônia de posse do novo Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Maior, triênio 2010/2012. A cerimônia contou com a participação do vereador Marco Pereira, do presidente e membro da Acale João Alves, Secretário de Planejamento e Turismo Marko Galleno, coordenadora do Peti Sideny Reis e várias representantes de entidades civil e organizada.
Os novos conselheiros empossados foram eles: Maria Irene de Sousa, Ronaide Régina C. Lima, Helano Lopes, João de Deus Monte e Rossilda leite Cavalcante Frota.
Em discurso proferido pelo vereador Marco Pereira, sobre sua experiência na carreira de médico ele falou na responsabilidade e missão que o conselho tutelar exerce como defensor de crianças ou adolescentes vítimas de agressão física, verbal ou sexual, que chegam aos Hospitais onde ele divide sua carga horária. Na maioria das vezes essas crianças sem nenhum acompanhamento apenas chegam com os denunciantes despreparados que não contam com apoio algum.
Ele deixou como idéia aos empossados a criação de um livro de ocorrências de responsabilidade do Conselho Tutelar que deveria constar exatamente em hospitais e também a importância da presença do Conselho nas Escolas, igrejas e nas famílias.
Falou também de uma maior participação do poder executivo e do próprio legislativo. ?Como vereador apresentei no ano de 2009 uma matéria que foi votada e aprovada de imediato que favorece esse tema ?a semana do combate a exploração sexual contra a criança e adolescente? onde houve uma série de debates, palestras?, mas falta ainda muito para avançarmos.
Marco Pereira encerrou sua participação dizendo o seguinte: quero deixar as portas da câmara de vereadores aberta ao Conselho Tutelar para dialogo, conversação, apresentação de projetos, de certa forma para algum entendimento, dizer também que estamos imbuídos nesse papel que também é de responsabilidade de todo nós como cidadão.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.