O prefeito Paulo Martins assinou na noite de segunda-feira (09/02), um convênio com a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos, como mais um marco importante da política de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município. A solenidade aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, por volta das 19h.
Segundo o gerente de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Lucas Ribeiro, o objetivo maior do convênio é a utilização da mão de obra deles, no Projeto de Coleta Seletiva do município. A assinatura do convênio com os catadores é considerada um momento importante para Campo Maior no gerenciamento de resíduos sólidos. Com o convênio eles vão participar da seleção dos resíduos nos locais onde forem acondicionados.
A prefeitura vai conceder um incentivo financeiro, uma espécie de bolsa e tudo o que eles recolherem vão também comercializar para seus sustentos. Na oportunidade da assinatura do convênio foi entregue também um certificado de honra ao mérito aos comerciantes, como amigos dos catadores, e equipamentos de proteção individual as famílias.
Com este passo, os catadores vão sair de vez do aterro sanitário. O material também reciclável não chegará mais ao aterro, só o lixo orgânico. Isto representará uma utilização mais longa ao aterro.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.