Cerca de 200 mulheres rurais da localidade Água Fria em idade sexual ativa receberam no sabado, 19,o Programa útero é vida. O mutirão que faz parte do Programa ?Útero é Vida!? foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Maior.
O Programa de Prevenção do Câncer do Colo de Útero tem por objetivo gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnostico do câncer, em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres e seus parceiros para que possibilitem seu acesso ao exame preventivo.
Além do exame as mulheres passaram por palestras educativas e informativas sobre saúde e tratamento de beleza, como tratamento capilar, manicure, pedicure, sessões de maquiagem, tratamento de pele e dicas de belezas.
Simultaneamente às atividades da mulher, acontece a Rua do lazer ? um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer.
Os resultados dos exames são divulgados a comunidade atendida em aproximadamente 15 dias pela Secretaria de Saúde do município. As mulheres que detectadas com alterações celulares são encaminhadas a tratamento pelos órgãos responsáveis.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.