O XIV Festival de Reisado de Boa Hora é realmente o maior do Brasil.
Uma multidão avaliada em 15 mil pessoas circulavam na cidade na noite deste sábado dia 05 de janeiro. milhares de pessoas se acotovelavam nas arquibancadas da arena para ver a apresentação dos 12 bois que disputavam uma premiação em torne de 16 mil reais. A festa torna boa Hora a capital do reisado no Brasil e comemora a festa de Santo Reis. Grupos encaretados começam a se apresentar desde o dia 31 de dezembro e param com a morte do boi no dia de Santo Reis em 06 de janeiro.
Há nove anos, além das apresentações de bois de reisado, a festa conta com o encontro de motoqueiros para uma torneio de motocross. Este ano participaram do torneio organizado pelo vereador e piloto: Nato Peças, os pilotos dos estados do Maranhão, Ceará e do Piauí.
Sempre um dia antes da morte, eles são reunidos para se apresentarem para uma multidão formada por pessoas do município e de outras várias cidades do Brasil inteiro.
A prefeitura através de seu departamento de cultura e o envolvimento de todas as secretarias mais a câmara municipal, buscam formas de patrocinar e premiar os grupos.
O julgamento da apresentação é feito por um exigente corpo de jurados que avaliam quesitos separados: Sanfoneiro, mandador, dançador e outros mais.
A festa deste ano de 2013 teve a peculiaridade de o prefeito Zé Resende esta apenas há 4 dias no mandato inicial, mesmo assim o festival, com o empenho e dedicação de muita gente, a expectativa era de ser o maior até hoje, conforme opinião das pessoas que estavam nas arquibancadas.
Estiveram presentes autoridades locais, estaduais e patrocinadores. Vários meios de imprensa estavam fazendo a cobertura e divulgando o evento cultural.
A coordenação do festival ficou com a responsabilidade da primeira dama do município, Édina Resende que contou com a participação de uma legião de companheiros no processo operacional.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.