Tempo começa a mudar no interior norte do estado. A manhã desta quinta-feira amanheceu nublada em Capitão de Campos e com forte indícios de chuvas.
A região sofre o castigo do forte verão nordestino, fase em que não existe precipitação. Outro fator agravante, foi a grande quantidade de quimadas que devorou a maioria do pasto que restava para os animais.
Existem criadores que estão levando o rebanho a mais de 5 kms para beber nos últimos barreiros que ainda resistem com pouca água.
O sofrimento tem sido tanto que muitos já não têm mais esperaça e resolveram vender o que ainda restava. Com os resrvatórios totalmente seco e os pastos queimados, os animais estão morrendo de sede e de fome.
Esta mudança no tempo trouxe de volta a expectativa daqueles que fazem de tudo por conta própria, já que não receberam nenhuma ajuda dos governos.
No município muitos agricultrores e também criadores não reberam o seguro-safra e tentaram participar dos programas de compra de ração mas até agora não conseguiram receber a tão esperada colaboração.
Caso a previsão mostrada no céu se confirme, a cidade i o interior do municípo voltará a ter reservas d"agua abastecidas.
O município conta com várias barragens e é cortado por inúmeros riachos -todos secos atualmente - e estes poderão ser a svalçao dos rebanhos e a terras molhadas o local de plantação de milho, feijão, mandioca e outras culturas de subsistência das famílias.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.