Teresina tem melhor escola pública do Nordeste e a quarta do país
Teresina tem a melhor escola pública do Nordeste e a 4ª melhor do país, segundo dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados hoje (5) pelo Ministério da Educação (MEC). A capital piauiense obteve nota igual a 5,2 na primeira fase do ensino fundamental e 4,7 na segunda fase.
Com essas notas, ficou com o melhor desempenho entre as nove capitais nordestinas ? a segunda colocada, Sao Luis (MA), ficou com 4,3 na primeira fase e 4,1 na segunda. A capital piauiense também obteve a quarta colocação na média geral no Brasil, atrás apenas de Palmas (média de 5,3), de Curitiba (5,1) e Campo Grande (5,0) no país. Entre os estados, o Piauí teve o pior desempenho no país, ficando abaixo da meta estipulada pelo MEC (veja Box).
O Ideb mede a qualidade do ensino das escolas do Brasil. O índice é obtido através da Prova Brasil, aplicada para alunos do 5º (primeira fase) e 9º (2segunda fase) anos do ensino fundamental. É realizada também pelos alunos do 3º ano do ensino médio. Os dados divulgados hoje (5) se referem às provas aplicadas em novembro do ano passado, para avaliar o desempenho das escolas no biênio 2008/2009.
Com o desempenho, Teresina manteve a dianteira entre as capitais nordestinas ? em 2007, obteve média de 4,4 na 1ª fase e 3,9 na 2ª fase. Naquele ano, ficou com a quinta melhor colocação entre as capitais brasileiras, subindo agora para o quarto lugar. Este ano, a escola pública de Teresina também superou a meta proposta pelo MEC para o ano de 2011 e ficou a 0,1 ponto da meta de 2013, tanto na 1ª quanto na 2ª fase.
A média brasileira no Ideb ficou em 4,6 na primeira fase do Ensino Fundamental, 4,0 na segunda fase e 3,6 no Ensino Médio. A meta do MEC é alcançar média 6,0 para o país em 2021.
Piauí tem a pior nota do Ensino Médio no país
Enquanto Teresina conquistou o primeiro lugar no Nordeste e a 4ª melhor média entre as capitais do país, o Piauí ficou com o pior desempenho no país na avaliação do Ideb no Ensino Médio. Obteve notas 4,0 na primeira fase do Ensino Fundamental e 3,8 na segunda fase. No Ensino Médio, ficou com 3,0.
Assim, ficou abaixo das metas estipuladas pelo Ministério da Educação na primeira fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, atingindo a meta apenas na segunda fase do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, de responsabilidade exclusiva da administração estadual, obteve o pior desempenho entre todos os estados do país.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.