As Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientais lutam em defesa do meio ambiente, pesquisas, educação ambiental, etc. Ocupam o espaço onde o governo deveria, mas não consegue atuar, elas estão próximas das comunidades e seus problemas, geram estratégias e projetos para melhorar a qualidade de vida, desenvolvem meios de educar, trabalhar e preservar o meio que vive o cidadão. Outra forma de atuação é exigir quanto fiscalizar os órgãos competentes nas questões que envolvem a Meio Ambiente.
O objetivo nas ONGs sérias convergem na maioria dos projetos na preocupação em diminuir a enorme distancia entre ?teoria e a prática?, despertar o cidadão consciente na tutela da Natureza.
No Brasil. As pessoas tinham uma consciência ainda primitiva em relação à questão ambiental. Hoje, o quadro é diferente, percebemos que a sociedade se preocupa mais com o meio ambiente. Quando uma árvore é cortada, um rio é poluído, já existem queixas, algo que não acontecia no passado, e isso é positivo. Mas claro que ainda não temos um estágio pleno de desenvolvimento nesse sentindo.
Somente através da preservação do meio ambiente e da reciclagem é que conseguiremos ter uma oportunidade de estabilizar os problemas que temos com relação à poluição e degradação de nosso planeta.
Uma das ONGs mais conhecidas é o Greenpeace, uma organização não governamental que tem sede em diversos países e que procura chamar a atenção das pessoas e da mídia para assuntos sérios, relacionados à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável e o mais interessante, é que essa instituição já conseguiu muitas vitórias.
Na questão ambiental brasileira as ONGs, como parte da comunidade, tem suporte jurídico para sua efetiva participação na Constituição Federal, art.225, nos dispositivos da Lei 6.938 de 31/8/81 que estipulou a Política Nacional do Meio, Ambiente destacando o estudo prévio de impacto ambiental e seu relatório assim como em outras tantas leis, decretos e resoluções.
A incapacidade do Estado de resolver sozinho todos os seus encargos, praticamente não há administração pública bem sucedida sem a participação das ONGs, sendo elas importantíssimas na gestão pública.
Com a nova Resolução do Ministério do Meio Ambiente, de que até (2014) dois mil e catorze, todos os municípios brasileiros devem ter aterros sanitários, Cocal de Telha, não se exclui, e nesse intuito a ONG Biovale tem toda uma estrutura para ajudar o município nessa empreitada, começando pela conscientização da população sobre um ambiente sustentável e pelos serviços que vamos prestar a comunidade, cursos, palestras e outros são exemplos, bastando ver que o seu presidente Raimundo do vale, é biólogo e ambientalista.
Portanto terça feira dia 10 de abril as 18hs com atração de Arlene Mel e Banda. Desfile de roupa de material reciclado com as garotas do Pro-jovem de campo maior inauguração da ?ONG BIOVALE? você de Cocal de Telha e região é nosso convidado.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.