Escolas da zona rural de Cocal recebem internet

Escolas da zona rural de Cocal recebem internet

Como mais uma ferramenta para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, 26 escolas da zona rural de Cocal receberão conexão com a internet. A melhoria se dá através de parceria entre a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e o Ministério da Educação.

As escolas contempladas fazem parte do Projeto Atendimento à Área Rural e Escolas Públicas Rurais, que busca proporcionar a inclusão digital de alunos da zona rural. As escolas foram escolhidas por já terem laboratórios de informática funcionais.

“Quando iniciamos a nossa gestão, as escolas não tinham estrutura mínima. Eram cinco monitores para uma CPU. Fizemos as devidas adequações na estrutura: instalamos bancadas nas salas, consertamos computadores que estavam desativados e fizemos as instalações elétricas necessárias. Pudemos receber o projeto no momento ideal”, afirma a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.

O prefeito Rubens Vieira avalia que a chegada da internet nas escolas da zona rural de Cocal contribuirá, sobremaneira, para o processo de ensino e aprendizagem. “Alunos e professores terão acesso a uma infinidade de conteúdos disponíveis na internet. Este programa vai melhorar ainda mais a qualidade do ensino ofertado pela rede municipal de ensino em Cocal”, reforça.

A secretária de municipal de Educação de Cocal, Raimunda Albuquerque, acrescenta que 1.948 alunos serão beneficiados com o acesso a internet nas escolas rurais. “As equipes já começaram a fazer as instalações e esperamos que em até uma semana o serviço já esteja disponível para a comunidade escola”.

Confira a relação das escolas atendidas pelo programa:

* Grupo Escolar Isabela Francisca de Jesus

* Grupo Escolar Manoel Galeno de Pinho

* Grupo Escolar Liborio Severiano Veras

* Unidade Escolar José Domingos de Sousa

* Grupo Escolar Santa Rita de Cássia

* Grupo Escolar Eponina Bezerra

Grupo Escolar Joaquim Vieira de Brito

* Grupo Escolar Raimundo de Almeida Machado

* Grupo Escolar Tiradentes

* Grupo Escolar Antônio Carvalho Vaz

* Grupo Escolar Joaquim Marques Cardoso

* Grupo Escolar Dirceu Mendes Arcoverde

* Grupo Escolar Ezequias Costa

* Grupo Escolar Felipe José Vieira

* Grupo Escolar Francisco Gregório da Silva

* Grupo Escolar Generosa Vieira Vasconcelos

* Grupo Escolar Issabilia Lima Torres

* Grupo Escolar João Marques de Melo

* Grupo Escolar José Brás Neres

* Unidade Escolar José Correia de Sousa

* Grupo Escolar Raimundo Alves Pereira

* Grupo Escolar Raimundo Guilherme

* Grupo Escolar Santa Rita de Cássia

* Grupo Escolar Antônio Cardoso da Costa

* Grupo Escolar Antônio Montal Veras

* Grupo Escolar Zelinda Ribeiro Tupinambá.

Banda Larga nas Escolas

Lançado em abril de 2008 pelo Governo Federal, o Programa Banda Larga nas Escolas tem como objetivo levar a internet para todas as escolas públicas – municipais estaduais e federais do país. Além de um incremento no ensino, o acesso à internet nesses locais proporciona a inclusão social de milhares de alunos.

A gestão do programa é realizada em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Prefeituras, através das Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

O programa é colocado em prática por empresas telefônicas autorizadas. Está acordado com as empresas a garantia da manutenção dessa estrutura, sem ônus, até 2025. O atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de freqüências de internet 4G. Além de instalar conexão à internet em alta velocidade nas escolas, as concessionárias devem oferecer ampliação periódica da velocidade para manter a qualidade e a atualização do serviço.

A meta inicial do Programa Banda Larga nas Escolas era conectar 55 mil instituições de ensino. Este número foi expandido depois que mais escolas foram identificadas pelo censo escolar e passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES