Nova subestação Caraúbas melhora energia em Cocal

Nova subestação Caraúbas melhora energia em Cocal

foto: ilustrativa | Google imagens

A Eletrobras Distribuição Piauí energizou mais uma obra importante para melhorar a qualidade da energia elétrica fornecida na região norte do Estado. Trata-se da subestação Caraúbas, na tensão 69/34,5/13,8 kV e potência 12,5 MVA, que vai fornecer energia elétrica com mais qualidade e confiabilidade, de início, para as populações dos municípios de Cocal e Cocal dos Alves, atingindo, diretamente, 31.608 consumidores. Mais tarde, serão beneficiados também os municípios de Caraúbas e Caxingó.

Antes da construção da subestação Caraúbas, o suprimento de energia elétrica para os municípios de Cocal e Cocal dos Alves era realizado através da subestação Tabuleiros, em Parnaíba, na tensão de 13,8 kV. ?Como a extensão da linha era de 86 quilômetros, com cargas distribuídas pelo seu trajeto, era difícil manter a qualidade da energia em todas as horas do dia?, explica o engenheiro Valdenrique Mendes.

Com a diminuição da demanda de carga da subestação Tabuleiros, foram beneficiados, indiretamente, os municípios de Bom Princípio, Buriti dos Lopes e Parnaíba, além de Caxingó e Caraúbas, que, com a construção de um alimentador, também passarão a ser atendidos pela Subestação Caraúbas.

O assistente da Presidência, Antônio Pereira, lembra que a entrega dessa importante obra atende aos anseios dos consumidores de Cocal, que reivindicaram da Eletrobras Distribuição Piauí melhoria na qualidade da energia por meio de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com a presença do prefeito, de vereadores, da juíza, do promotor de Justiça e da população em geral.

?Com certeza, nossos clientes estão satisfeitos por essa conquista que irá proporcionar oportunidades de atração de novos investimentos, melhoria da qualidade de vida e progresso para aquela região, pois energia elétrica é o insumo básico para o desenvolvimento socioeconômico?, ressalta.

O investimento para instalar a subestação foi de R$ 4,23 milhões. A linha de distribuição, construída com recursos do Programa Luz para Todos, custou cerca de R$ 1,1 milhão.

Subestação Cocal

Já está em andamento a construção da subestação Cocal, 34,5/13,8 kV, no município de mesmo nome, que garantirá o atendimento a novas cargas e ampliará a qualidade da energia fornecida aos moradores de Cocal e Cocal dos Alves.

VIA: ASCOM



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES