Prefeitura de Cocal realiza o Dia 'D' da Campanha Outubro Rosa

Prefeitura de Cocal realiza o Dia 'D' da Campanha Outubro Rosa

Foto: Reprodução ASCOM | ASCOM

 

 

Na manhã desta quarta-feira (29/10), a Prefeitura de Cocal através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o dia 'D' da Campanha Outubro Rosa. A campanha tem a finalidade de sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

 

 

No prédio onde funciona a secretaria de saúde, os profissionais do município ofereceram as mulheres serviços como, exames de prevenção e exame clinico das mamas. Em tendas armadas nas proximidades do prédio, foram oferecidos ao publico em geral, serviços como: Aferição de pressão arterial e glicemia, aplicação de flúor, vacinação, orientações sobre a prevenção do colo de útero e mama. Os presentes ainda participaram do sorteio de brindes e serviços de beleza.

 

 

Para a Drª Eliane Carvalho- Secretaria municipal de Saúde, a informação é a melhor arma para a conscientização. "Com informação e orientação, queremos evitar o câncer e principalmente os óbitos. Seria de grande importância se todas as mulheres fossem multiplicadoras dessas informações, para aumentar o número de mulheres com acesso à cura e ao tratamento. Esse é o nosso objetivo e durante todo este mês intensificamos essa mobilização que já acontece nas unidades de saúde''.

 

 

Saiba mais

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado no Ceará de 45 casos a cada 100 mil mulheres. Ainda segundo o INCA, existem alguns fatores que são bem conhecidos para o desenvolvimento da doença, como, por exemplo, envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história de câncer de mama na família, excesso de peso, consumo de álcool, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama). Lembrando que as taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos.

 

 

 

 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES