Profissionais da Saúde e da Assistencia Social realizaram palestra sobre Hanseníase

Profissionais da Saúde e da Assistencia Social realizaram palestra sobre Hanseníase

Foto reprodução ASCOM | ASCOM

Na manhã desta sexta-feira (24/01), a prefeitura de Cocal através das secretarias de Saúde e Assistência Social, realizaram no patio da U.E. José Basson, uma palesta sobre Hanseníase com os seguintes temas: O que é a hanseníase, quais os sintomas, quais os cuidados que se deve ter, como se prevenir e qual o tratamento adequado.

A palestra foi direcionada para o publico que é acompanhado pela assistência social através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) . O tema sobre a hanseníase causou interesse ao público-alvo, já que todos necessitam de conhecimento sobre doenças contagiosas.

A palestra foi proferida por profissionais da saúde, que conseguiram transmitir de forma dinâmica e natural todas as informações necessárias para que os presentes pudessem saber como passar para as informações à amigos e familiares as devidas formas de prevenções desta doença.

De acordo com o médico cubano Dr Evélio, o primeiro sintoma de Hanseníase é o aparecimento de manchas onde há perda de sensibilidade da pele, impossibilitando a sensação de frio ou calor. Posteriormente, evolui para a dor. Caso não haja o tratamento imediato, a doença pode atacar olhos e nervos, podendo causar mutilações. "Os casos se relacionam, principalmente, com falta de higiene", alerta o medico.

O contágio pelas vias respiratórias só acontece se houver contato freqüente com algum portador da bactéria causadora da hanseníase e, ainda, se a pessoa não possuir os anticorpos necessários. Tal bactéria possui uma incubação lenta, o que pode fazer com que a doença demore alguns anos para se manifestar. As manchas na pele podem ser pardas ou esbranquiçadas e às vezes com limites pouco visíveis e imprecisos. Elas podem apresentar alterações de temperatura e comprometer principalmente mãos e pés.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES