Bancada federal pede intervenção na Eletrobras 21 de Fevereiro 2013 as 08:05

Bancada federal pede intervenção na Eletrobras 21 de Fevereiro 2013 as 08:05

Bancada federal pede intervenção na

EletrEstiveram presentes na reunião os deputados federais Jesus Rodrigues (PT), Júlio César (PSD), Assis Carvalho (PT), Marllos Sampaio (PMDB), Iracema Portella (PP), Paes Landim (PTB), Osmar Júnior (PC do B), Hugo Napoleão (PSD) e o senador Wellington Dias (PT).

Também foi solicitado pela bancada um representante da Eletrobras Piauí que resida no Piauí, já que o atual presidente da empresa, Marcos Madureira, administra o órgão do Rio de Janeiro. Marcos já havia faltado a uma reunião da bancada piauiense na sede da Eletrobras Piauí, no último dia 15, onde os parlamentares do Estado discutiram com os diretores da empresa soluções para acabar com os apagões constantes.

?Viemos fazer um apelo para a ministra já que nós temos um dos piores serviços de energia elétrica. É necessário que exista um representante da Eletrobras no próprio Piauí para que problemas de operação sejam solucionados de forma mais rápida. Nossa preocupação com esse assunto não é de hoje e por esse motivo viemos fazer essa solicitação?, explicou o senador Ciro Nogueira (PP).

Durante o carnaval, entre a madrugada de domingo para segunda-feira, seis municípios da região Norte foram afetados e mais de 200 mil pessoas ficaram sem energia. Os prejuízos atingiram hotéis, bares e restaurantes, além de terem comprometido o funcionamento de agências bancárias de autoatendimento. O episódio motivou o Governo do Estado a admitir que a falta de energia tem se repetido nos momentos de maior demanda, como réveillon, carnaval e temporada de julho. O governador Wilson Martins afirmou ainda que acionará a Eletrobras Distribuição Piauí jurídica e administrativamente por causa do apagão no litoral.

?A ministra Gleisi se mostrou sensível aos pleitos da bancada diante das informações técnicas e objetivas que levamos, com dados que comprovam as demandas apontadas?, comentou o coordenador da bancada, Jesus Rodrigues. Os parlamentares solicitaram ainda uma reunião com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para tratarem da qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica oferecido pela Eletrobras.

Além da situação energética do Piauí também foi discutida com a ministra a obtenção de recursos para obras importantes como a conclusão do Rodoanel e a carência de apresentação de projetos do DNIT para obras no Estado.

O deputado federal Júlio César reclamou à ministra chefe da Casa Civil sobre liberações referentes às emendas de bancada destinadas ao Piauí. ?Nós queremos ter um tratamento diferenciado, pelo menos igualitário, em relação às bancadas mais favorecidas?, cobrou o deputado.

Os deputados e senadores do Piauí pediram urgência na liberação das emendas consideradas prioritárias, entre elas a destinada à instalação de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz no Piauí; e emendas referentes à BR-235, que liga a Bahia ao Piauí e o Piauí com o Maranhão, passando por Guaribas e Caracol; BR-222, que passa pelo Ceará, Piauí e segue para o Maranhão; e à duplicação da BR-316 e BR-343.

Outra solicitação da bancada foi o reconhecimento da Rede Teresina como Região Metropolitana frente à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). ?Esse reconhecimento vai trazer grandes benefícios no que diz respeito a investimentos. À medida que você trata a região como metrópole, isso eleva o nível de investimentos do Governo Federal?, concluiu Jesus Rodrigues.

obras 21 de Fevereiro 2013 MATÉRIA DE SÁVIA BARRETO



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES