O Rio Gurgueia, verdadeiro símbolo sul piauiense, e principal afluente pela margem direita do Rio Parnaíba, nasce no lugar chamado Brejão, na Chapada das Mangabeiras, no Município de São Gonçalo do Gurgueia, tendo um curso de 740km de extensão. Os Municípios de São Gonçalo do Gurgueia, Redenção do Gurgueia, Bom Jesus, Cristino Castro e Jerumenha são banhandos pelo Rio Gurgueia, que percorre praticamente todo o sentido sul-norte da região do pretenso Estado do Gurgueia.
Não é sem razão que o Rio Gurgueia inspira o nome do futuro Estado do Gurgueia. É o rio que dá nome ao pretendido Estado, por seu destaque e sua importância para a região sul do Piauí. Gurgueia, nome de origem indígena, vem de ?Gueguês? ou ?Gurguas? ou ?Gurgueias?, uma tribo de índios que habitava o vale do rio que terminou levando seu nome (?Gurgueia?).
Atualmente, a expressão Gurgueia é um símbolo de toda uma região e uma verdadeira marca de força, perseverança, coragem e esperança de toda uma população. O rio Gurgueia ilustra essa verdade, bem como o mapa e a bandeira do futuro Estado do Gurgueia.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.