Os moradores da Zona Rural de Dom Expedito Lopes, criaram uma tradição muito animada para a sexta feira da semana santa, é o cabo de guerra na lama, chamados por muitos de Cabo de Lama, no local reúnem centenas de pessoas para a animada disputa entre eles, tantos homens como mulheres participam da brincadeira, o mais animado é que a equipe que perde cai dentro de uma enorme poça de lama formada pelas chuvas, bem quando não tem fortes chuvas caminhões pipas auxiliam para criar um belo cenário para essa diversão. Segundo Lourinho um dos organizadores,
essa brincadeira já vem há cinco anos e a cada ano aumenta os participantes e presentes para prestigiar, já estamos atraindo pessoas de varias cidades e ate de outros estados, o mais divertido é a Nega maluca que enfrenta varias mulheres na disputa como também o desafio de subir no Pau de Sebo. Exclamou!
O evento é organizado pela família Feitosa e Fazenda Fava Preta.
Além do Cabo de Guerra na Lama também temos a malhação do Judas que acontece no sábado.
História do Cabo de Guerra.
Não há tempo e local específicos para identificar a origem do cabo de guerra. O concurso de puxar corda provém de antigas cerimónias e cultos, que são encontrados em todo o mundo, como por exemplo, no Egito, Myanmar, Índia, Bornéu, Japão, Coreia, Havaí e América do Sul. O antigo cabo de guerra foi realizado em diversos estilos.
O esporte fez parte dos Jogos Olímpicos de 1900 a 1920.
O esporte é regulado pela Federação Internacional de Cabo de Guerra (em inglês: Tug of War International Federation ? TWIF), fundada em 1960, que organiza campeonatos mundiais a cada dois anos.
O cabo de guerra faz parte dos Jogos Mundiais, que é patrocinado pelo Comité Olímpico Internacional (COI).
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.