A Prefeitura de Dom Expedito Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), no Ginásio Municipal Francisco Belo de Sousa.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 21, a VIII Conferência Municipal de Saúde que teve por objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao SUS.
O evento contou com a presença do Prefeito Municipal - Valmir Barbosa de Araújo, Primeira Dama Municipal – Maria Valdiva Barbosa de Moura, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Secretário Municipal de Súde – Wenersamio Araújo, Secretário Municipal de Educação e Cultura – Edson Carlos de Sousa Leal, Secretário de Assistência Social – Matsuzuk Cipriano de Moura, Secretário Municipal de Administração – Francival de Araújo Gonsalves, Secretário Executivo – Marcidio Moura Araújo, Secretário Municipal de Agricultura – Everaldo Gonsalves de Moura, Enfermeira – Paula Rosane Moura do Vale, Enfermeira – Karina Moura de Araújo, Enfermeira – Suyany Moura Leal.
O tema da VIII Conferencia Municipal de Saúde foi exposta em (02) dois eixos pelo palestrante – Mailson Fontes de Carvalho, e Coordenado pela Enferemeira Paula Rosane Moura do Vale que enfatizou o Tema: SAÚDE PUBLICA E DE QUALIDADE: AVANÇOS E DESAFIOS EM TEMPOS DE CRISE.
Na oportunidade foram trazidas opiniões com o intuito de fortalecer e colaborar com a saúde da população do nosso município, além de contribuir para a efetivação do Sistema Único de Saúde - SUS.
O secretário municipal de Saúde de Dom Expedito Lopes, Wenersamio Araújo de Moua Luz(Samimnho) falou na abertura do evento da importância da implementação de uma saúde pública, gratuita e de qualidade. “A conferência é um momento da população e profissionais da saúde se manifestarem e apresentarem suas ideias para fomentar a ampliação dos serviços públicos de saúde em DEL, apontar o que pode estar deficitário, apontar pontos positivos e mudanças que poderiam melhorar ainda mais o sistema de saúde”, O Secretário ainda destacou o empenho de toda a equipe organizadora e agradeceu ainda a presença de todos que aceitaram o convite para participar do evento.
O Prefeito Valmir Barbosa, falou sobre a situação crítica e a falta de atenção dos governos do estado e federal no financiamento da saúde, o Ministério da Saúde está reduzindo os repasses para os municípios, e isso é preocupante, se apresenta para a população, um governo federal que reduziu orçamentos para as áreas que mais precisam e a saúde foi uma das afetadas.
Esteve presente o Palestrante Mailson Fontes de Carvalho que falou aos presentes sobre o que mudou ao longo dos anos no que se sabe sobre saúde pública, e registrou a importância de Conferências como um espaço de debate para que a população avalie os serviços e opine sobre o que gostaria como uma saúde ideal.
Neste ano, a Conferência Municipal de Saúde, teve como tema: “Saúde pública e de Qualidade: Avanços e Desafios em Tempo de Crise”.
A Conferência se estendeu pela tarde onde foram discutidos em grupos os eixos temáticos que servirão de base para o desenvolvimento do Plano Municipal de Saúde a ser desenvolvido pelo Conselho e Governo Municipal.
Durante a conferencia foi aplicado questionário para pesquisa de satisfação do usuário, com o objetivo de levantar os problemas existentes e através de sugestões melhorar os atendimentos no município.
Estiveram presentes 85 participantes, entre delegados, profissionais de saúde, autoridades, estudantes, sindicatos, associações, religiosos e munícipes, que debateram os temas prpostos pela secretária municipal de saúde.
CONFIRA IMAGENS DO EVENTO:
COM APOIO CULTURAL DE:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.