O Conselho Municipal de Defesa Civil do município de Dom Expedito Lopes, fez uma reunião esse final de semana com a presença do prefeito Alecxo Belo, vereadores, Kyldary Gonçalves; Écio Flávio e Luis Quinor, pipeiros, dono de poços, Sindicato Rural, representantes de igrejas, presidentes de associações e famílias agrícolas. Pois é imoral o que a operação pipa coordenada pelo exército vem aplicando pela região, em momentos em que os municípios que fazem parte do semiárido piauiense necessita de mais apoio a o combate a seca essa operação do exercito através do 25B recebendo ordens do escalão superior para coordenar e fiscalizar o gastos, ficando determinado que seja reduzido pela metade o abastecimento de água. Porém o governo afirma que estará investindo milhões para melhorar essa situação. Vejamos as notícias...
Governo investe R$40 milhões em abastecimento d"água no Semiárido
Serão instalados 270 sistemas de abastecimento d"água através do programa Água para Todos
O Governo Federal, em convênio com o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), está implantando o programa Água para Todos, com o objetivo de instalar 270 sistemas de abastecimento d?água com distribuição doméstica. O projeto beneficiará milhares de famílias que vivem na zona rural do Piauí.
Além de levar água encanada para a região castigada com a seca, o programa prevê também a construção de 135 barragens de pequeno porte, com aplicação de recursos que giram em torno de R$ 40 milhões, que conta com a contrapartida do Governo do Estado.
?A execução da obra necessita de programa social, programa técnico e da obra civil que é o objetivo maior?, explicou o secretário da SDR, Rubem Martins. A execução do programa já começou em 30 municípios com a aplicação dos recursos, tendo prioridade a região do Semiárido, devido ser a que mais sofre com a estiagem.
FONTE: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/11414
VEJA O PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS:
Água para Todos
O que é o Água para todos?
Parte integrante do Plano Brasil Sem Miséria, o Programa Água para Todos, é um conjunto de ações do Governo Federal que busca universalizar o amplo acesso e uso de água para populações que não dispõem desse serviço público essencial.
Quais são os objetivos do Água para todos?
Promover a universalização do acesso à água em áreas rurais para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar, visando ao pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.
O fornecimento de água de qualidade, seja para o consumo humano, seja para atividades produtivas, inclusive criação de animais, é realizado através da instalação dos seguintes equipamentos:
a) cisternas de consumo;
b) cisternas de produção;
c) sistemas coletivos de abastecimento de água;
d) kits de irrigação;
e) barreiros.
FONTE:
Porem a realidade é outra, a Operação Pipa realizado pelo exercito brasileiro vem com propostas indecorosas, diminuindo o abastecimento de água pela metade, e ainda forçando as famílias rurais a buscarem águas a um percurso de até 500 metros, estão querendo fazer essas famílias voltarem ao passado carregando água em jumentos com ancas ou com baldes na cabeça, pois tomaram a decisão de colocar água em uma única cisterna.
FALA DO BLOGUEIRO
Isso é uma vergonha para nosso estado, para nossa nação, onde vão colocar tantos milhões mesmo? Pois em uma época de estiagem ou seja seca braba dessa, temos que nos unir para melhorar a vida das famílias que vivem da agricultura e pecuária e não fazer que essas famílias aumentem seus trabalhos carregando lata d?água na cabeça.
Será que a presidenta Dilma tem conhecimento disso? Como pode!? ?Os prefeitos participaram de reunião com o tema: ÁGUA PARA TODOS? e na realidade acontece é ?LATA DAGUA NA CABEÇA?. Sou o presidente da COMDEC (Conselho Municipal da Defesa Civil) de Dom Expedito Lopes, e estou acompanhando a indignação das famílias rurais, que estão dispostas a lutarem contra esse absurdo.
Estamos nos unindo a alguns municípios para enfrentar-mos essa triste realidade e melhorar o bem estar das famílias rurais do semiárido piauiense.
veja imagens da reunião.
<
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.