Prefeito Valmir Barbosa busca orientações e parcerias no Congresso das Cidades.
Um dos parceiros e organizadores do Congresso das Cidades, o SEBRAE, está oferecendo orientações e parcerias para os prefeitos presentes no evento. O incentivo aos pequenos produtores e empreendedores é o grande foco do parceiro.
O chefe do executivo de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, foi um dos que buscaram o stand do SEBRAE na feira do Congresso das Cidades.
Dom Expedito Lopes está afirmando parcerias com o Sebrae, pois no município há grandes potenciais para serem desenvolvidos sendo assim o prefeito aliado com Secretário de Assistência Social, Dr. Matsusuk Cipriano, Colaborador Teodys Gonçalves e a Primeira Dama, Valdiva Moura estão constantemente em busca de orientações. “Obter mais conhecimento é muito importante para o desenvolvimento do município”. Falou o Secretário Dr. Matsusuk.
Ana Lúcia Oliveira, gerente da unidade regional de Teresina do SEBRAE, explicou que os prefeitos têm procurado o stand para tirar dúvidas e que estão sendo orientados sobre todas as possibilidades de parcerias.
"Estamos entregando aos prefeitos uma pasta com o guia do prefeito empreendedor, fornecendo as informações para o que for necessário desenvolver ações junto ao que é nosso foco: os pequenos empreendedores o SEBRAE dispõe de informações fundamentais sobre população, economia e potencialidades de todas as cidades, para possibilitar orientar os prefeitos da melhor forma possível”, destacou.
Cris Guerra: ‘O papel de uma primeira-dama é fundamental’
“Eu acredito muito no poder das mulheres para mudar várias coisas. A gente está falando muito sobre empoderamento, as mulheres estão conseguindo o seu lugar e não é uma questão de ir contra os homens, não é essa a lógica”, disse Crisco Guerra.
A Primeira Dama Valdiva participou da palestra com a renomada modelo e publicitária Cris Guerra, que ofertou uma importantíssima palestra, onde mostrou que mesmo sendo delicada sensível a mulher também tem muita força, não desconsiderando a competência masculina, mas as mulheres são especiais em todos os momentos.
“As mulheres têm uma sensibilidade, tem um poder com grupos. O papel de uma primeira-dama é fundamental e se ela acreditar no poder que ela tem e no poder de unir com outras mulheres, ninguém segura a gente”, declarou.
A primeira dama de Dom Expedito Lopes comentou da importância de ouvir relatos da vida dessa grande mulher e as possibilidades que cada uma das mulheres tem de ser importantes no desenvolvimento de infinitas atividades.
“As mulheres, além de sensibilidade possuem bom desempenho em grupos”.
Cris Guerra, que também começou sua trajetória na internet em 2007, escrevendo o blog Para Francisco, que virou livro em 2008 e está sendo adaptado para o cinema.
Painel `”Projeto Piauí Conectado”
O Colaboardor Teodys participou da palestra Projeto Piauí Conectado.
Esse projeto já esta acontecendo em alguns municípios do Piauí são vários pontos públicos com internet gratuita para a população, o Piauí Conectado já é realidade em cidades como Luzilândia, Cocal dos Alves e Curralinhos. Nesse último, o projeto atende ao assentamento Lagoa Nova, contemplando as pessoas inclusive as que vivem na zona rural.
“Estou empenhado junto com o prefeito Valmir em levar essa realidade também para nosso município”. Afirma Teodys Gonçalves.
Governador Wellington Dias profere palestra com tema:
“O Estado que Fomos, que Somos e o que Poderemos Ser”
O Governador Wellington Dias iniciou mostrando os números sobre a expectativa de vida no Piauí. Segundo ele, em 2000 o piauiense vivia em média 66 anos, em 2016 pulou para 72,2 anos e a meta em 2025 é chegar a 75 anos a expectativa de vida no Piauí.
“Entramos no século 21 como um lugar atrasado”, Expressou o governador.
Também apresentou os números sobre o Índice de Desenvolvimento Humano que seria de 0.4 muito baixo.
Falando de Educação, prioridade para o governador, destacou a evasão escolar e a distorção idade/série como gargalos para serem superados. Nesta área, o governador disse que pretende fazer uma pesquisa em parceria com APPM para detectar os problemas das escolas municipais e trabalharem em parceria.
“Um desafio da educação é cuidar da geração do passado”, disse.
Destacou a mediação através da educação tecnológica e informou que educação superior já chega a 135 municípios. Este ano, serão ofertados mais de 10 mil vagas para o vestibular da Universidade Aberta.
Ricardo Amorim!
Recuperação Econômica e Desenvolvimento Local
Um dos palestrantes mais esperados no do Congresso das Cidades, o economista Ricardo Amorim aconselhou os prefeitos do Piauí a fazerem um ‘engajamento generalizado’ para superarem a crise financeira Defendeu que a gestão pública se una com a iniciativa privada na busca por soluções que ajudem os dois segmentos a crescerem juntos.
“A solução do problema passa pelo engajamento generalizado. No mundo real a gente encontra pedras no caminho. Hoje está todo mundo retraído, então vocês devem criar condições, por exemplo, para que as microempresas gerem emprego”, afirmou.
Silvio Barros
Ex-prefeito de Maringá diz que gestores precisam quebrar paradigmas
O ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, o primeiro a ser reeleito na cidade, proferiu palestra no Congresso das Cidades. Com muitos diálogos, exemplos práticos e conselhos objetivos levaram experiências de sucesso ao evento e contou como transformou Maringá na cidade considerada a melhor do Brasil para morar.
Barros destacou a situação conflituosa que os prefeitos atuais encontram ao serem eleitos: escassez de recursos para os municípios, percepção negativa do eleitorado quanto aos políticos e altas expectativas da população quanto às soluções para as demandas das cidades.
."Eu acredito que recebemos uma missão divina quando nos tornamos prefeitos, porque temos a possibilidade de mudar vidas. Quando alguém lhe agradece por finalmente poder colocar o carro na garagem, depois de anos com a rua em situação deplorável, tudo vale a pena. Mesmo que ninguém lhe diga 'obrigado', você sente a energia da gratidão", declarou o ex-gestor.
O ex-prefeito deu um recado, aos secretários. Segundo ele, é preciso que os prefeitos recebam mais opções de soluções do que problemas. E, aos prefeitos, disse que é fundamental saberem escolher suas equipes. "Era aquela pessoa que precisava daquele cargo, ou aquele cargo que precisava daquela pessoa?", questionou.
Mário Lacerda Em 10 anos, micro e pequenas empresas geraram 10,6 milhões de empregos no Brasil
Mário Lacerda em palestra no Congresso das Cidades do Piauí, o superintendente do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae), destacou que as pequenos e microempresas foram responsáveis, nos últimos dez anos, pela geração de 10,6 milhões de empregos no país.
“De 2006 a 2016 foi gerado mais de meio trilhão de reais através dos pequenos negócios, que teve um crescimento constante mesmo com a crise no país. Além disso, os pequenos negócios geraram 10,6 milhões de empregos. Já a média e a grande empresa, nesse mesmo período, foram responsável por 963 mil fechamentos de empregos enquanto que os pequenos negócios fizeram foi gerar mais de 10 milhões”, disse.
Franzé propõe parceria com a APPM para articular novas PPPs nos municípios
O secretário Estadual de Administração, Franzé Silva propôs uma parceria com a Associação Piauiense de Municípios para articulação de investimentos através de PPPs. Em sua participação no painel “Cidades Inteligentes e Consórcios Multifinalitários”, o gestor pontuou que é importante aprofundar essa possibilidade.
“Gostaria de sugerir a APPM que articulasse um aprofundamento nas discussões. Eu acho importante a possibilidade de investimento em escolas e creches através da modalidade de PPPs”, declarou.
Por sua vez, Gi Carlos, como presidente da APPm já sugeriu de imediato uma visita ao Estado de Minas Gerais, para conhecer e estudar o sucesso do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde.
Painel "Cidades Inteligentes" aposta nas PPPs para alavancar a economia
O painel “Cidades Inteligentes e Consórcios Multifinalitários” abriu a programação de palestras do auditório Fernando Bezerra no Congresso das Cidades. O debate oportunizou aos prefeitos e gestores presentes na tarde desta terça-feira (14), experiências e informações sobre as iniciativas que podem promover o desenvolvimento econômico dos municípios.
O consultor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Alex Ribeiro, mestre em gestão e liderança pública trouxe dados importantes sobre a distribuição econômica do Piauí como a concentração das vagas de emprego que atualmente é de 63% na capital e levantou os seguintes questionamentos: “O que precisamos fazer com nossas cidades”?
Fapepi lança edital de startups no Congresso das Cidades;
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) vai lançar um Edital de Startups, nesta terça-feira (14), durante o Congresso das Cidades. Francisco Guedes, que é presente da FAPEPI, destacou que o edital tem investimento de R$ 840 mil e busca, principalmente, fortalecer os polos tecnológicos do Estado.
“Isso é um esforço de apoiar os municípios e selecionar startups que tenha soluções para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades, e também que der maior atenção às cadeias produtivas do Piauí de acordo com as potencialidades de cada região. Por exemplo, na região de Picos temos apicultura e cajucultura, como eu encontro alguma solução tecnológica para ampliar a geração de emprego e renda nessas duas categorias?”, explicou o presidente da FAPEPI. (
CONFIRA IMAGENS DO SEGUNDO DIA DE CONGRESSO DAS CIDADES.
COM APOIO CULTURAL DE:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.