A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) promoveu nos dias, 26, 27 e 28, um cadastramento dos poços artesianos na região de Picos. O cadastro foi realizado na Câmara Municipal de Picos, das 8h00 até as 17h00. O objetivo é ter o controle do número de poços e como está a exploração do lençol freático.
Nossa equipe conversou com a Karla Coelho, analista da SEMAR e falou sobre a realização desse evento iniciando com campanha de divulgação na semana passada informando sobre o cadastramento dos poços artesianos. A secretaria calcula que existam em torno de dois mil poços na região de Picos, mas no início do trabalho, poucas pessoas compareceram a Câmara Municipal...
Confira entrevista completa no vídeo abaixo.
O Secretário Municipal de Agricultura de Dom Expedito Lopes juntamente com o Coordenador de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, preocupados com o pouco o pouco tempo para movimentar todos os proprietários de poços do município, foram em busca de uma solução para que não fossem prejudicados.
Para a realização desse projeto piloto de cadastramento dos poços a SEMAR contou com a parceria do IFPI que tem um Termo de Cooperção Técnica com a secretária, conversamos com a Prof. Caroline Chaves que falou sobre essa parceria entre as entidades. Confira o áudio abaixo!
Em conversa com um dos responsáveis o senhor Nivalber, conseguimos autorização para fazer os cadastros aqui mesmo no município e com a responsabilidade de levar para a SEMAR em Teresina.
Na ocasião encontramos o Secretário de Agricultura do Paquetá do Piauí o nosso amigo Jením Portela, que falou sobre os cadastros dos poços de seu município. (confira o vídeo abaixo)
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.