Lotado, tanto pelo lado de dentro, quanto pelo adro da Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, assim foi a Terceira Ordenação Presbiteral ocorrida em nossa Paróquia.
Com a presença do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito, além de inúmeros padres, seminaristas, autoridades e caravanas de diversas partes do Estado do Piauí e do Brasil, aconteceu na noite de ontem, 14 de junho de 2014, a Ordenação Presbiteral, do agora Padre Jailton Pinheiro da Silva, na Igreja Matriz de Santa Teresina, em Elesbão Veloso.
Por ser filho de Elesbão Veloso, Pe. Jailton, deve ter escolhido a Paróquia de Santa Teresinha para a Cerimônia de sua Ordenação. No final, já ordenado Padre, Jailton agradeceu a todos que ajudaram na organização da cerimônia.
Nas fotos abaixo você pode ver passo a passo todo o ritual de beleza, fé, comunhão e emoção de uma Ordenação Presbiteral.
{albCodigo=5757}
"O Rito de Ordenação Presbiteral"
O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação.
O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.